Ações interdisciplinares no âmbito da APAC: (A)penas Humanos, uma perspectiva do trabalho da psicologia

Auteurs-es

  • Karoline Silveira de Souza PUC Minas

Mots-clés :

Extensão Universitária. Sistema Prisional. APAC. Fenomenológico existencial.

Résumé

Este artigo traz um relato de experiência vivenciado durante participação em um projeto de extensão cujo título é “(A)penas humanos: ações interdisciplinares no âmbito da Associação de Proteção e Assistência ao Preso” (APAC).  Este texto se refere ao trabalho realizado pelos estudantes do curso de psicologia, no período 08/2015 a 12/2015, vinculado à universidade PUC MINAS. A psicologia, dentro do C.R.S, atua em três modalidades, que são: Atendimento individual, Rodas de Conversas Plantão Psicológico. Ao trabalhar com o público privado de liberdade, possui como dever ético fornecer um trabalho isento de preconceitos, visando sempre promover saúde e qualidade de vida. O projeto, tendo em vista a função da psicologia, buscou escutar a demanda dos recuperandos, pensando no acolhimento e responsabilização em prol de um crescimento pessoal, e conscientização do sujeito sobre si e sobre sua realidade atual.  O trabalho com esse público se tornou muito desafiador, na medida em que os estudantes vivenciaram uma angústia inicial de desconstrução de seus estigmas a respeito dos apenados.   E, para os recuperandos, o trabalho de escuta empática e genuína proporcionou  a eles a oportunidade de falar e refletir sobre aspectos de sua vida relacionados ou não com o crime, trazendo suas angústias, medos e tendo ali uma oportunidade de trabalhá-los, levando-os a um processo de conscientização e responsabilização sobre suas próprias vidas. O artigo apresenta como fundamentação teórica: a fenomenologia-existencial, mais especificamente a Gestalt-Terapia, que era a teoria mais usada pelos extensionistas do projeto. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Karoline Silveira de Souza, PUC Minas

Bacharel em Psicologia na PUC Minas, Coração Eucarístico.

Références

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (BRASIL) O Trabalho da(o) psicóloga(o) no sistema prisional: Problematizações, ética e orientações. 1 ed. Brasília: CFP, 2016.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Cidadania nos presídios. Disponivel em <http://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario-e-execucao-penal/cidadania-nos-presidios > Acesso em: 05 jun. 2017

MARTINS, Herbert Toledo; BOMFIM, Priscila Rosa Guimaraes. Encarceramento e Direitos Fundamentais IN CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais... 2012 Rio de Janeiro.

MISIONSCHNIK Débora Araújo de Oliveira et al. O impacto da práticas em saúde promovidas por acadêmicas de enfermagem em uma Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) Enfermagem Revista, V.17 N°2, 2014. Disponível < http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/12877> Acesso em: 05 jun. 2017.

PAPARELLI, Rosélia Bezerra; MARTINS Maria Cezira Fantini Nogueira. Psicólogos em Formação: Vivências e Demandas em Plantão Psicológico. Revista Psicologia Ciência e Profissão., 27 (1) 2007, p. 64-79. Disponível <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v27n1/v27n1a06.pdf> Acesso em: 13 mar. 2017

PERLS, Fritz A abordagem Gestáltica e a testemunha ocular da terapia 2 ed. tradução de Science and Behavior Books, de Palo Alto, Califórnia, Rio de Janeiro, LTC, 1973- 1988.

POLSTER, Erwing, POLSTER, Miriam Gestalt Terapia integrada. Tradução de Sonia Augusto, São Paulo: Summus, 2001.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Política de Extensão Universitária da PUC Minas. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Extensão: 2006.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.

REBOUÇAS, Melina Séfora Souza; DUTRA, Elza Plantão Psicológico: Uma prática clínica da contemporaneidade Revista da abordagem Gestáltica, XVI(1): 19-28, jan-jul, 2010.

RIBEIRO, Jorge Ponciano Gestalt Terapia - Refazendo um caminho. 8 ed. rev. São Paulo, Summus, 2012.

RIBEIRO, Jorge Ponciano, Gestalt Terapia - O processo Grupal: Uma abordagem fenomenológica da Teoria de Campo e Holística. 4.ed São Paulo: Summus, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-18

Comment citer

Souza, K. S. de. (2017). Ações interdisciplinares no âmbito da APAC: (A)penas Humanos, uma perspectiva do trabalho da psicologia. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 1(2), 30–43. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/16744