A experiência de trabalho da equipe de Psicologia com os recuperandos da APAC Santa Luzia em tempos de distanciamento social

Auteurs-es

  • André Vieira Magalhães Puc Minas
  • Laura Onisto Machado Pereira
  • Gabriela Jardim Villefort
  • Hélio Cardoso de Miranda Júnior PUC Minas
  • Maria Carmen Schettino Moreira

Mots-clés :

Psicologia. Distanciamento social. APAC.

Résumé

O presente texto é o relato de experiência da equipe de Psicologia que participa do projeto (A)penas Humanos na APAC de Santa Luzia. Faz-se o relato descritivo básico das atividades realizadas em 2019, já instituídas na história da participação da Psicologia na APAC, e as mudanças que foram introduzidas nessas atividades em 2020, em função da pandemia e da impossibilidade de presença física dos extensionistas na instituição. Descreve-se a produção de material utilizado com o objetivo de manter uma forma de diálogo com os recuperandos por meio de vídeos preparados pela equipe na interface entre Psicologia e arte e enviados a eles. Os vídeos demandavam resposta dos recuperandos, enviadas por eles à equipe por via de cartas. Trata-se de material rico, que permitiu a continuação do diálogo por meio da produção de novos vídeos. Constatou-se que essa metodologia não substitui efetivamente as atividades anteriores à pandemia, que permanecem necessárias, mas pode ser uma alternativa importante na continuidade da ação específica da Psicologia, isto é, possibilitar espaço de reflexão pessoal e endereçamento à escuta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Hélio Cardoso de Miranda Júnior, PUC Minas

Dr. em Psicologia Clínica (USP). Professor da Faculdade de Psicologia da PUC Minas campus Coração Eucarístico. E-mail: mirandahelio@yahoo.com.br.

Maria Carmen Schettino Moreira

Especialista em Psicologia Escolar e Educacional (PUC). Professora Assistente IV da Faculdade de Psicologia da PUC Minas campus Coração Eucarístico. E-mail: mcsm14@terra.com.br.

Références

BARROS, Vanessa. Para que servem as prisões? In: OLIVEIRA, Rodrigo; MATTOS, Virgílio (org.). Estudos de Execução Criminal: Direito e Psicologia. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça de Minas Gerais, p. 95-105, 2009.

FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneio. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. 11. Rio de Janeiro: Imago, 1908-1980.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 7. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

MORAIS, Marília Brandão Lemos. Poesia, psicanálise e ato criativo: uma travessia poética. Estudos de Psicanálise, Rio de Janeiro, n. 29, p. 45-56, set. 2006.

MOREIRA, Jacqueline. A alteridade como experiência originária: o desamparo. Tempo Psicanalítico. Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p.107-123, 2004.

OTTOBONI, Mário. Vamos matar o criminoso? Método APAC. São Paulo: Paulina, 2001.

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PROEX). Projeto de extensão: programa (A)penas Humanos: ações interdisciplinares no âmbito da APAC., Belo Horizonte. Disponível em: http://portal.pucminas.br/proex/index-link.php?arquivo=projeto&nucleo=0&codigo=405&pagina=4896. Acesso em: 6 jun. 2021.

RODRIGUES, Janilce. Educação e teatro na cadeia: práticas pedagógicas realizadas no Sistema Penitenciário da Papuda/DF. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1-18, 2020.

SABADELL, Ana Lucia. Algumas reflexões sobre as funções da prisão na atualidade e o imperativo de segurança. In: OLIVEIRA, Rodrigo; MATTOS, Virgílio (org.). Estudos de Execução Criminal: Direito e Psicologia. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça de Minas Gerais, p. 29-36, 2009.

Publié-e

2022-06-08

Comment citer

Magalhães, A. V., Pereira, L. O. M., Villefort , G. J., Miranda Júnior, H. C. de ., & Moreira, M. C. S. . (2022). A experiência de trabalho da equipe de Psicologia com os recuperandos da APAC Santa Luzia em tempos de distanciamento social. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 6(11), 198–208. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/27471