Promovendo Educação Patrimonial com recursos digitais

Auteurs-es

  • Gláucia Nolasco de Almeida Mello Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Cynara Fiedler Bremer Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Camila Mara Bomfim Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Maria Clara Ferreira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Mots-clés :

Patrimônio histórico construído, Educação Patrimonial, Atividades interativas, Recursos digitais

Résumé

Este artigo apresenta possibilidades para a criação de materiais didáticos desenvolvidos com alguns recursos digitais gratuitos. Com ele, pretende-se contribuir para o desenvolvimento metodológico e didático de atividades lúdicas, para fins de promoção da reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio histórico construído. Foram planejados e organizados dois tipos de oficinas. A primeira foi destinada a adolescentes, estudantes do Ensino Médio e Ensino Fundamental II, e a segunda, para crianças, alunos do Ensino Fundamental I. Os materiais desenvolvidos foram: cartilha, vídeo, perguntas com múltiplas opções (Quiz), atividades interativas, como recorte e cole e jogos. Optou-se pela utilização do software Power Point, das plataformas Google Apresentações, Socrative e Canva. Para ambas as oficinas, a plataforma de encontro selecionada foi a Google Meet. Os recursos digitais democratizam o conhecimento e a inclusão digital, entretanto, é preciso estar atento às escolhas adequadas para atender ao público almejado. Além disso, é necessário o aperfeiçoamento das competências digitais dos desenvolvedores, para que se possa eleger e empregar corretamente os recursos e ferramentas disponíveis.

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Bibliographies de l'auteur-e

Gláucia Nolasco de Almeida Mello, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutora em Engenharia de Estruturas, docente da PUC Minas Curso de Engenharia Civil, Unidade Coração Eucarístico. E-mail: gnamello@pucminas.br

Cynara Fiedler Bremer, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutora em Engenharia, docente da UFMG Curso de Arquitetura. E-mail: cynarafiedlerbremer@ufmg.br.

Camila Mara Bomfim, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Ex-aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. E-mail: camilambbomfim@gmail.com.

Maria Clara Ferreira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

 Ex-aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. E-mail: mariaclaralaraferreira@gmail.com.

Références

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Publié-e

2022-12-11

Comment citer

Nolasco de Almeida Mello, G., Fiedler Bremer, C. ., Bomfim, C. M. ., & Ferreira, M. C. . (2022). Promovendo Educação Patrimonial com recursos digitais. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 6(12), 111–122. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/29637