Transversalidade, currículo, gênero, raça e a educação

Auteurs-es

Mots-clés :

Transversalidade, currículo, gênero, raça educação

Résumé

Resenha do Livro:

MACEDO, Y.; BRITO, E. P. P. E.; ALVES, S. S. (Organizadores). Universalização Transversal: Currículo, Gênero e Raça. 1. ed. Linhares: Editora Oyá, 2019. v. 1. 228 p.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lucas Yuri da Silva Rodrigues, Secretaria de Educação de Minas Gerais

Professor de Química da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Editor-chefe na Revista Latino-Americana de Estudos Científicos (RELAEC). Especialista em Química Geral e Industrial pela Faculdade Unyleya (2021), Graduação em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2018) e graduação em Química pela Universidade de Uberaba (2018). Pesquisador no grupo de pesquisa Educação Transversal da Universidade Federal do Espírito Santo/CNPq.

Références

ARAÚJO, Marlene de. Infância, educação infantil e relações étnico-raciais. Orientadora: Nilma Lino Gomes. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada (2007). Gênero e diversidade sexual na escola: Reconhecer diferenças e superar preconceitos (Cadernos SECAD 4). Brasília, DF: Autor.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Editora DP&A: São Paulo, 2001.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla, São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA. Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MACEDO, Elizabeth. A diferença nos PCN do Ensino Fundamental. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Org). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. p. 159-186.

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 285-296, ago. 2006.

MACEDO, Y.; BRITO, E. P. P. E.; ALVES, S. S. (Organizadores). Universalização Transversal: Currículo, Gênero e Raça. 1. ed. Linhares: Editora Oyá, 2019. v. 1. 228 p.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Revista Arte e Ensaio. Rio de Janeiro, n. 32, 2016.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.

Publié-e

2021-07-09

Comment citer

da Silva Rodrigues, L. Y. (2021). Transversalidade, currículo, gênero, raça e a educação. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 5(9), 172–177. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/25585