O futuro do trabalho assalariado segundo a lei geral da acumulação capitalista na perspectiva da nova revolução tecnológica
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.1809-6182.2023v20n1p24-38Mots-clés :
Futuro Do Trabalho, Lei geral da Acumulação Capitalista, Revolução Tecnológica, Inteligência ArtificialRésumé
Este artigo discute as transformações que vem afetando o mundo do trabalho, e suas perspectivas de futuro, segundo a lei geral da acumulação capitalista, especialmente considerando o contexto da nova revolução tecnológica baseada na expansão da inteligência artificial e de outras tecnologias digitais. Aponta, ainda, os fenômenos do taylorismo/fordismo, as crises que os sucederam, o processo de globalização da economia e as implicações sociais da reestruturação produtiva.
Téléchargements
Références
CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, v. 1. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política, Livro Primeiro – O processo de produção do capital, volume II. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1971.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista in LASKI, Harold J. – O Manifesto Comunista de Marx e Engels. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).