A formação dos movimentos nacionalistas e a libertação de Angola
Mots-clés :
Angola, Movimentos nacionalistas, Processo de independênciaRésumé
O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise histórica dos movimentos nacionalistas em Angola e o modo pelo qual influenciaram no processo de libertação do país. A multiplicidade de grupos políticos mostra uma complexa rede de alinhamentos políticos que ultrapassam as fronteiras territoriais e ganham abrigo em países vizinhos.
Téléchargements
Références
ARAUJO A. C. Aspectos de desenvolvimento econômico e social de Angola. Lisboa, Junta de Investigações do Ultra-mar, 1964.
MACIEL, Artur. Angola Heroica: 120 dias com os nossos soldados. 2. Edição Amadora. Portugal, 1963.
MAZRUI, Ali A. Africa’s International Relations: the di-plomacy of dependency and change. London: Heinemann, 1977.
PENNA FILHO, Pio. A África contemporânea: do colonia-lismo aos dias atuais. Brasília: Hinterland Editorial, 2009.
SILVA, Márcia Maro da. A independência de Angola. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).