A rede mercocidades e o Mercosul: atuação em rede através do FCCR

Autori

  • Giovanna Arjonilla PUC-MG
  • Nathalie Padovani Steffen

Parole chiave:

Redes de cidades. Mercosul. Mercocidades. Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos (FCCR). Comitê de Municípios (COMUN).

Abstract

A atuação das cidades para além das fronteiras nacionais tem contribuído, desde os anos 1980, para mudanças estruturais no cenário internacional. Ao mesmo tempo, nota-se nos estudos urbanos um maior interesse pelas abordagens dos fenômenos territoriais que partem da ideia de ligações em rede. A Rede Mercocidades se insere neste contexto. Assim, esta proposta de trabalho busca analisar a inserção da Rede Mercocidades na estrutura institucional do Mercosul, principalmente através do Comitê de Municípios (COMUN) e do FCCR (Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos), criado em 2004. Para tanto, utilizar-se-á a teoria de análise de redes sociais para compreender a estrutura de funcionamento da Rede, partindo da premissa que, por meio da participação em redes, as cidades se engajam em atividades de cooperação, criando espaços de intercâmbios em torno de interesses comuns, o que permitiria uma maior articulação no interior da Rede Mercocidades e, por conseguinte, uma maior inserção desta na estrutura do Mercosul.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Giovanna Arjonilla, PUC-MG

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-MG

Nathalie Padovani Steffen

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas.

Pubblicato

2012-12-04

Come citare

Arjonilla, G., & Padovani Steffen, N. (2012). A rede mercocidades e o Mercosul: atuação em rede através do FCCR. Conjuntura Internacional, 9(5), 31–39. Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/conjuntura/article/view/4343

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS