Inserção da celulose brasileira e de seus principais concorrentes no mercado internacional

Autores

  • Mateus Monteiro Piedade Lyrio Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Naisy Silva Soares Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lyvia Julienne Sousa Rego Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1809-6182.2021v18n1p28-38

Palavras-chave:

posicionamento, competitividade, setor de celulose e papel

Resumo

O presente artigo teve como objetivo classificar a inserção do segmento brasileiro de celulose no comércio internacional, entre 1970 e 2019, e de seus principais concorrentes mundiais: Estados Unidos, China e Canadá. Verificou-se que o Brasil foi o único país que apresentou alta eficiência em todas as décadas analisadas.

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Biografia do Autor

Mateus Monteiro Piedade Lyrio, Universidade Estadual de Santa Cruz

Economista e mestrando em economia regional e políticas públicas na Universidade Estadual de Santa Cruz.  Orcid: 0000-0002-7589-8455

Naisy Silva Soares, Universidade Estadual de Santa Cruz

Economista e professora doutora do departamento de ciências econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Orcid: 0000-0001-6855-0218

Lyvia Julienne Sousa Rego, Universidade Federal do Sul da Bahia

Engenheira florestal e professora doutora da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Orcid: 0000-0001-7043-6860

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Lyrio, M. M. P., Soares, N. S., & Rego, L. J. S. . (2021). Inserção da celulose brasileira e de seus principais concorrentes no mercado internacional. Conjuntura Internacional, 18(1), 28–38. https://doi.org/10.5752/P.1809-6182.2021v18n1p28-38