ANÁLISE DE EFICIÊNCIA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E INSTITUTOS FEDERAIS LOCALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO PRÉ-CRISE ECONÔMICA DE 2014

Autores

  • Camila Guimarães Monteiro de Freitas Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0003-2626-551X

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p46-66

Palavras-chave:

Instituições Públicas de Pesquisa, Indicadores de Ciência e Tecnologia, Análise Envoltória de Dados

Resumo

Devido à importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de um país, o objetivo concentrou-se na análise de eficiência das universidades públicas e institutos federais localizados no Rio de Janeiro antes da crise de 2014 e que contemplem fatores relacionados ao desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (C&T). O referencial teórico abordou conceitos relacionados a Ciência, tecnologia, inovação e o contexto de C&T no Rio de Janeiro. O dilema encontrou-se na relação Recursos x Produção em C&T. A abordagem foi quantitativa por meio da Análise Envoltória de Dados, utilizada para avaliar a eficiência de cada unidade, classificando-as segundo sua eficiência, e estabelecer metas para melhoria. Analisou-se a eficiência das instituições ao longo de cinco anos. Na análise temporal, 47,5% das instituições operaram na escala ótima e 20% operaram abaixo de 60% de eficiência. Assim, pôde-se traçar alvos para unidades não eficientes. Após, realizou-se a matriz de avaliação cruzada, elaborando um ranking das instituições públicas de ensino superior mais eficientes no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Guimarães Monteiro de Freitas Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós graduada no curso de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (PIGEAD) pela UFF. Possui curso de Complementação de Estudos em Empreendedorismo e Inovação (270h) pela UFF. Formada em Administração e Engenharia de Produção, ambos pela UFF. Recebeu pela UFF o prêmio Láurea Acadêmica, título honroso que contempla os estudantes que se destacaram na UFF. Pesquisadora do grupo de pesquisa LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada do CNPq nas linhas de pesquisa Apoio a Decisão e Avaliação de Desempenho Organizacional e Estratégia, Tecnologia e Inovação. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Graduado e Mestre em Administração (UFRRJ) e Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. É coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizam-se nas Linhas: (1) Estratégia & Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratoriais de Gestão e (3) Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento & Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui a atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academy of Management (AoM) e da Teaching Society for Management Educators (OBTS). Sua produção tem ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, gestão de projetos, processo decisório e capacidades de inovação.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Alves, C. G. M. de F., & Oliveira, M. A. (2018). ANÁLISE DE EFICIÊNCIA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E INSTITUTOS FEDERAIS LOCALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO PRÉ-CRISE ECONÔMICA DE 2014. Revista Economia & Gestão, 18(49), 46–66. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p46-66

Edição

Seção

Artigos