ANÁLISE DE EFICIÊNCIA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E INSTITUTOS FEDERAIS LOCALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO PRÉ-CRISE ECONÔMICA DE 2014

Autores/as

  • Camila Guimarães Monteiro de Freitas Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0003-2626-551X

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p46-66

Palabras clave:

Instituições Públicas de Pesquisa, Indicadores de Ciência e Tecnologia, Análise Envoltória de Dados

Resumen

Devido à importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de um país, o objetivo concentrou-se na análise de eficiência das universidades públicas e institutos federais localizados no Rio de Janeiro antes da crise de 2014 e que contemplem fatores relacionados ao desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (C&T). O referencial teórico abordou conceitos relacionados a Ciência, tecnologia, inovação e o contexto de C&T no Rio de Janeiro. O dilema encontrou-se na relação Recursos x Produção em C&T. A abordagem foi quantitativa por meio da Análise Envoltória de Dados, utilizada para avaliar a eficiência de cada unidade, classificando-as segundo sua eficiência, e estabelecer metas para melhoria. Analisou-se a eficiência das instituições ao longo de cinco anos. Na análise temporal, 47,5% das instituições operaram na escala ótima e 20% operaram abaixo de 60% de eficiência. Assim, pôde-se traçar alvos para unidades não eficientes. Após, realizou-se a matriz de avaliação cruzada, elaborando um ranking das instituições públicas de ensino superior mais eficientes no período.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Guimarães Monteiro de Freitas Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós graduada no curso de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (PIGEAD) pela UFF. Possui curso de Complementação de Estudos em Empreendedorismo e Inovação (270h) pela UFF. Formada em Administração e Engenharia de Produção, ambos pela UFF. Recebeu pela UFF o prêmio Láurea Acadêmica, título honroso que contempla os estudantes que se destacaram na UFF. Pesquisadora do grupo de pesquisa LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada do CNPq nas linhas de pesquisa Apoio a Decisão e Avaliação de Desempenho Organizacional e Estratégia, Tecnologia e Inovação. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Graduado e Mestre em Administração (UFRRJ) e Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. É coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizam-se nas Linhas: (1) Estratégia & Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratoriais de Gestão e (3) Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento & Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui a atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academy of Management (AoM) e da Teaching Society for Management Educators (OBTS). Sua produção tem ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, gestão de projetos, processo decisório e capacidades de inovação.

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

Alves, C. G. M. de F., & Oliveira, M. A. (2018). ANÁLISE DE EFICIÊNCIA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E INSTITUTOS FEDERAIS LOCALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO PRÉ-CRISE ECONÔMICA DE 2014. Revista Economia & Gestão, 18(49), 46–66. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p46-66