Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102Palavras-chave:
Personalidade, Comportamento do consumidor, Lealdade, Modelo 3M.Resumo
A personalidade, no estudo do comportamento do consumidor, tem-se mostrado um construto importante, mas pouco compreendido e utilizado nas pesquisas da área. Esse construto, enquanto preditor do comportamento, pode estar relacionado com a predisposição à lealdade em determinadas situações. Considerando a proposta de utilização da personalidade juntamente com variáveis comportamentais do indivíduo, este artigo, através do emprego da teoria dos traços de personalidade e do modelo metateórico de motivação e personalidade (modelo 3M) proposto por Mowen (2000), discute a possível ligação entre a personalidade do indivíduo e seu comportamento de lealdade. Para tanto, é feita uma revisão da literatura a respeito dos dois principais construtos (personalidade e lealdade), procurando evidenciar suas ligações, ao mesmo tempo em que são geradas proposições de pesquisa levando em conta as relações hierárquicas que possam existir entre esses construtos.