Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102

Autores/as

  • Kenny Basso
  • Lélis Balestrin Espartel
  • Cláudio Hoffmann Sampaio
  • Marcelo Gattermann Perin
  • Verner Luis Antoni

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102

Palabras clave:

Personalidade, Comportamento do consumidor, Lealdade, Modelo 3M.

Resumen

A personalidade, no estudo do comportamento do consumidor, tem-se mostrado um construto importante, mas pouco compreendido e utilizado nas pesquisas da área. Esse construto, enquanto preditor do comportamento, pode estar relacionado com a predisposição à lealdade em determinadas situações. Considerando a proposta de utilização da personalidade juntamente com variáveis comportamentais do indivíduo, este artigo, através do emprego da teoria dos traços de personalidade e do modelo metateórico de motivação e personalidade (modelo 3M) proposto por Mowen (2000), discute a possível ligação entre a personalidade do indivíduo e seu comportamento de lealdade. Para tanto, é feita uma revisão da literatura a respeito dos dois principais construtos (personalidade e lealdade), procurando evidenciar suas ligações, ao mesmo tempo em que são geradas proposições de pesquisa levando em conta as relações hierárquicas que possam existir entre esses construtos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-05-12

Cómo citar

Basso, K., Espartel, L. B., Sampaio, C. H., Perin, M. G., & Antoni, V. L. (2009). Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102. Revista Economia & Gestão, 9(19), 102–124. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102