Evolução e perspectivas do curso de graduação em Gestão do Agronegócio no Brasil: perfil dos estudantes e profissionais. DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p107
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p107Keywords:
gestão do agronegócio, estudantes, profissionais, ensino.Abstract
O presente estudo tem por objetivo principal analisar o processo de implementação e evolução da graduação em Gestão do Agronegócio, bem como traçar um perfil dos estudantes e profissionais, em nível de bacharelado, das três universidades brasileiras que ofertam o curso, são elas: UFV, UnB e Unicamp. O agronegócio pode ser entendido como um campo complexo da economia, que integra segmentos institucionais e cadeias produtivas, que vão desde empresas produtoras de insumos até chegar ao consumidor final. Neste sentido, a formação empreende uma grade curricular multidisciplinar, integrando conhecimentos de Economia, Administração e Sociologia. Percebem-se peculiaridades de cada instituição no ensino de Gestão do Agronegócio. Os estudantes e profissionais de Gestão do Agronegócio estão motivados com o curso, mas compreendem as necessidade de mudanças e implementação de ações para a melhoria desse, entre elas, a formulação e implementação de uma campanha de marketing em nível nacional sobre o perfil do curso e dos profissionais.