Evolução e perspectivas do curso de graduação em Gestão do Agronegócio no Brasil: perfil dos estudantes e profissionais. DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p107

Autori

  • Alberto Abadia dos Santos Neto Universidade de Brasília - UnB
  • Denise Barros de Azevedo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p107

Parole chiave:

gestão do agronegócio, estudantes, profissionais, ensino.

Abstract

O presente estudo tem por objetivo principal analisar o processo de implementação e evolução da graduação em Gestão do Agronegócio, bem como traçar um perfil dos estudantes e profissionais, em nível de bacharelado, das três universidades brasileiras que ofertam o curso, são elas: UFV, UnB e Unicamp. O agronegócio pode ser entendido como um campo complexo da economia, que integra segmentos institucionais e cadeias produtivas, que vão desde empresas produtoras de insumos até chegar ao consumidor final. Neste sentido, a formação empreende uma grade curricular multidisciplinar, integrando conhecimentos de Economia, Administração e Sociologia. Percebem-se peculiaridades de cada instituição no ensino de Gestão do Agronegócio. Os estudantes e profissionais de Gestão do Agronegócio estão motivados com o curso, mas compreendem as necessidade de mudanças e implementação de ações para a melhoria desse, entre elas, a formulação e implementação de uma campanha de marketing em nível nacional sobre o perfil do curso e dos profissionais.

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Biografia autore

Alberto Abadia dos Santos Neto, Universidade de Brasília - UnB

Gestor do Agronegócio pela Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasíla, atualemente é consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, no Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA.

Pubblicato

2013-11-01

Come citare

Santos Neto, A. A. dos, & Azevedo, D. B. de. (2013). Evolução e perspectivas do curso de graduação em Gestão do Agronegócio no Brasil: perfil dos estudantes e profissionais. DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p107. Revista Economia & Gestão, 13(32), 107–129. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p107

Fascicolo

Sezione

Artigos