REFINANDO OS CONCEITOS DE COCRIAÇÃO E COPRODUÇÃO: RESULTADOS DE UMA CRÍTICA DA LITERATURA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224

Authors

  • Fábio Rogério de Morais FEI - SP
  • Juliana Bonomi Santos FEI - SP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224

Keywords:

Coprodução e cocriação. Cocriação de valor. Revisão sistemática da literatura.

Abstract

Este trabalho resultou da análise da produção científica sobre as temáticas cocriação e coprodução sob a perspectiva do valor. Adotou-se a revisão sistemática da literatura para sintetizar e analisar o conhecimento produzido nesta área. O procedimento de coleta e de avaliação de dados levou à seleção final de 43 estudos coletados nas bases de dados EBSCO e ProQuest e avaliados de acordo com critérios estabelecidos com base no problema de pesquisa. Os artigos selecionados situam-se em um período de publicações entre 1999 e 2013. A avaliação dos artigos analisados aponta que os estudos sobre a cocriação e a coprodução com foco no valor cocriado sustentam-se, majoritariamente, na Lógica Dominante de Serviço – LDS. Destaca-se, ainda, que existem divergências conceituais em uma teoria em desenvolvimento e que há a necessidade de consolidação teórica. Assim, foi possível definir as diferenças entre os conceitos de cocriação, coprodução e cocriação de valor. Identificou-se a relação entre os conceitos e os fatores que levam ou entravam a coprodução, a cocriação e a cocriação de valor. Com estes resultados, propõe-se um modelo teórico que destaca como a coprodução e a cocriação podem levar a cocriação de valor. O modelo também indica que para se chegar à cocriação de valor são necessários relacionamentos de maior profundidade, diferentemente do que ocorre em típicas transações comerciais. Com base nesses resultados, são também propostas sugestões para futuras pesquisas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Rogério de Morais, FEI - SP

Doutorando em Administração

Departamento de Administração.

Estratégia e Marketing de Serviços.

Juliana Bonomi Santos, FEI - SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado

Doutora em Administração

Published

2015-10-21

How to Cite

Morais, F. R. de, & Santos, J. B. (2015). REFINANDO OS CONCEITOS DE COCRIAÇÃO E COPRODUÇÃO: RESULTADOS DE UMA CRÍTICA DA LITERATURA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224. Revista Economia & Gestão, 15(40), 224–250. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224