REFINANDO OS CONCEITOS DE COCRIAÇÃO E COPRODUÇÃO: RESULTADOS DE UMA CRÍTICA DA LITERATURA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224

Autori

  • Fábio Rogério de Morais FEI - SP
  • Juliana Bonomi Santos FEI - SP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224

Parole chiave:

Coprodução e cocriação. Cocriação de valor. Revisão sistemática da literatura.

Abstract

Este trabalho resultou da análise da produção científica sobre as temáticas cocriação e coprodução sob a perspectiva do valor. Adotou-se a revisão sistemática da literatura para sintetizar e analisar o conhecimento produzido nesta área. O procedimento de coleta e de avaliação de dados levou à seleção final de 43 estudos coletados nas bases de dados EBSCO e ProQuest e avaliados de acordo com critérios estabelecidos com base no problema de pesquisa. Os artigos selecionados situam-se em um período de publicações entre 1999 e 2013. A avaliação dos artigos analisados aponta que os estudos sobre a cocriação e a coprodução com foco no valor cocriado sustentam-se, majoritariamente, na Lógica Dominante de Serviço – LDS. Destaca-se, ainda, que existem divergências conceituais em uma teoria em desenvolvimento e que há a necessidade de consolidação teórica. Assim, foi possível definir as diferenças entre os conceitos de cocriação, coprodução e cocriação de valor. Identificou-se a relação entre os conceitos e os fatores que levam ou entravam a coprodução, a cocriação e a cocriação de valor. Com estes resultados, propõe-se um modelo teórico que destaca como a coprodução e a cocriação podem levar a cocriação de valor. O modelo também indica que para se chegar à cocriação de valor são necessários relacionamentos de maior profundidade, diferentemente do que ocorre em típicas transações comerciais. Com base nesses resultados, são também propostas sugestões para futuras pesquisas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fábio Rogério de Morais, FEI - SP

Doutorando em Administração

Departamento de Administração.

Estratégia e Marketing de Serviços.

Juliana Bonomi Santos, FEI - SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado

Doutora em Administração

Pubblicato

2015-10-21

Come citare

Morais, F. R. de, & Santos, J. B. (2015). REFINANDO OS CONCEITOS DE COCRIAÇÃO E COPRODUÇÃO: RESULTADOS DE UMA CRÍTICA DA LITERATURA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224. Revista Economia & Gestão, 15(40), 224–250. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224

Fascicolo

Sezione

Artigos