O ensino da disciplina de poder e política nas organizações como componente na formação do administrador

Autores/as

  • Magnus Luiz Emmendoerfer
  • Maria Luiza Fátima Costa de Proença Doyle

Palabras clave:

Poder e política, Relações de poder, Currículo de Administração

Resumen

Este artigo propõe a construção de uma disciplina que tenha como objeto de estudo o poder e a política nas organizações. Foram considerados fundamentos teóricos combinados com aplicações práticas, a fim de se atingir uma concepção pedagógica construtivista. O objetivo pretendido foi contemplado através da exposição de eixos temáticos relacionados às habilidades que compõem a identidade do administrador, quais sejam, saber teórico, saber fazer e saber agir. Além disso, foram discutidos os procedimentos didáticos e avaliativos que integram o plano de ensino da disciplina e a viabilidade de sua aplicação no currículo dos cursos de Administração nas IES. O artigo inicia futuras discussões mais aprofundadas sobre as relações de poder e política nas organizações, bem como sobre sua aplicação como disciplina e componente da formação integral do administrador.

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Publicado

2008-09-24

Cómo citar

Emmendoerfer, M. L., & Doyle, M. L. F. C. de P. (2008). O ensino da disciplina de poder e política nas organizações como componente na formação do administrador. Revista Economia & Gestão, 4(8). Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/80

Número

Sección

Ensino, Pesquisa e Aprendizagem