Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica

Auteurs-es

  • Liliane Oliveira Guimarães

Mots-clés :

Empreendedorismo, Currículo, Organização didáticopedagógica

Résumé

Apresentar o histórico da implantação de disciplinas de empreendedorismo nos currículos de cursos de graduação e pós-graduação (MBAs) em administração de escolas de negócios de universidades norte-americanas e analisar a organização didático-pedagógica de disciplinas dessa natureza, especificamente conteúdos e metodologias de ensino, são os objetivos deste trabalho. Detalham-se os fatores que impulsionaram a implantação de disciplinas de empreendedorismo na grade curricular e avalia-se, pelos planos de ensino resumidos publicados no compêndio de Vesper (1993), a configuração de 319 disciplinas ofertadas em 116 universidades norte-americanas. O trabalho é de caráter exploratório e conteúdos e técnicas instrucionais foram identificados conforme os tópicos exibidos nas sínteses de ementas e descrições de cursos. Tomando- se como referência as recomendações didático-pedagógicas para o ensino do empreendedorismo, realiza-se uma avaliação dos temas privilegiados e da dinâmica impressa ao processo pedagógico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2008-09-25

Comment citer

Guimarães, L. O. (2008). Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica. Revista Economia & Gestão, 2(4). Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/102