Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas

Auteurs-es

  • Thalita Silva Calíope Universidade Federal do Ceará
  • Ilze Eneida Paris
  • Áurio Lúcio Leocádio Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44

Mots-clés :

Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto.

Résumé

O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupas

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Bibliographies de l'auteur-e

Thalita Silva Calíope, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Administraação pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Ilze Eneida Paris

Bacharel em Administraação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.Bacharel em Administraação pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Áurio Lúcio Leocádio, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

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Publié-e

2018-01-18

Comment citer

Calíope, T. S., Paris, I. E., & Leocádio, Áurio L. (2018). Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas. Revista Economia & Gestão, 17(47), 44–64. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44