Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas

Autores

  • Thalita Silva Calíope Universidade Federal do Ceará
  • Ilze Eneida Paris
  • Áurio Lúcio Leocádio Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44

Palavras-chave:

Roupas. Descarte. Doação. Motivações Socialmente Orientadas. Atributos do Produto.

Resumo

O ciclo de vida das roupas torna-se mais curto à medida que surgem novas tendências a preços mais baixos, podendo ocasionar o aumento do consumo e, consequentemente, de peças descartadas com mais facilidade. A escolha dos meios de descarte - vender, doar, customizar e jogar no lixo - depende de atributos e motivações. O objetivo dessa pesquisa é identificar as motivações e os atributos que influenciam no descarte de roupas. Foram aplicados questionários on-line com 257 respondentes, sendo as respostas analisadas por meio de teste de médias e ANACOR. Encontrou-se que a motivação socioambiental está associada ao descarte de roupas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Silva Calíope, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Administraação pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Ilze Eneida Paris

Bacharel em Administraação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.Bacharel em Administraação pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Áurio Lúcio Leocádio, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2018-01-18

Como Citar

Calíope, T. S., Paris, I. E., & Leocádio, Áurio L. (2018). Comportamento de Consumo de Moda: Motivações e Atributos no Descarte de Roupas Usadas. Revista Economia & Gestão, 17(47), 44–64. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p44

Edição

Seção

Artigos