EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS

Autori

  • Jefferson Pereira Andrade UFPB
  • Wenner Glaucio Lopes Lucena UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121

Parole chiave:

Educação financeira. Finanças pessoais. Decisões financeiras.

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o nível de educação financeira de diferentes grupos acadêmicos com as características individuais e o comportamento financeiro desses alunos. A amostra da pesquisa foi composta de 188 alunos do curso de Ciências Contábeis (Para efeito deste artigo foram denominados grupo acadêmico 1) e alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia e serviço social (Grupo acadêmico 2). A amostra foi definida a partir dos componentes curriculares dos cursos. Verificou-se que 68 alunos eram do gênero masculino e 120 do gênero feminino, 86% dos pesquisados afirmaram ser solteiros, 53,7% possui idade entre 20 e 26 anos e 53,19% são do curso de Ciências Contábeis. Verificou-se ainda que existe uma relação estatística significativa com relação à graduação e os conhecimentos financeiros, também foi possível perceber essa relação quanto ao gênero dos pesquisado. Verificou-se ainda que os alunos atribuem importância a temas como planejamento financeiro, orçamento, poupança e investimento, entretanto não foi encontrada relações estatísticas com o nível de educação financeira dos alunos. Também foi possível verificar que os alunos mais educados financeiramente demonstram ter mais confiança para gerir as próprias finanças.

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Pubblicato

2018-08-14

Come citare

Andrade, J. P., & Lucena, W. G. L. (2018). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS. Revista Economia & Gestão, 18(49), 103–121. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121

Fascicolo

Sezione

Artigos