VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DA ATITUDE DE CONSUMO DE CRÉDITO

Autori

  • Paulo Roberto da Costa Vieira Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
  • Samuel de Jesus Monteiro Barros Mestre pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
  • Cecilia Lima de Queirós Mattoso Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA) http://orcid.org/0000-0001-6573-9170
  • Antonio Carlos Magalhães Silva Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p122-140

Parole chiave:

Atitude, Consumo de Crédito, Regressão Logística.

Abstract

Embora consolidada no âmbito da microeconomia tradicional, a hipótese de que o ponto ótimo do consumidor acontece quando a reta orçamentária tangencia a curva de indiferença mais distante da origem, não consegue explicar os níveis de consumo observados na economia brasileira no intervalo de tempo compreendido entre 2003 e 2014, uma vez que o crescimento exponencial do consumo foi principalmente calcado em consumo de crédito para aquisição de bens duráveis, em lugar da renda disponível, como postula a microeconomia tradicional. Nesse contexto, o presente trabalho propõe estudar a adequação do modelo ABC das atitudes como escala para medir a atitude do consumo de crédito no mercado brasileiro, utilizando regressão logística enquanto ferramenta estatística para tratamento dos dados. Para tanto, foi utilizada a base de dados de Barros (2015), cujo estudo, fundamentado no modelo de Pattarin e Cosma (2012), realizou pesquisa de survey, com amostra de conveniência constituída por 410 respondentes na cidade do Rio de Janeiro. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário estruturado, com respostas em escala Likert, acrescido de uma questão dicotômica, a qual corresponde, no presente estudo, à variável dependente referente à contração de crédito. Os resultados corroboraram os gerados por Barros (2015), indicando que o aludido modelo exibe potencial para predizer a decisão de contratação de crédito para consumo.

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Biografie autore

Paulo Roberto da Costa Vieira, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Professor Adjunto, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Samuel de Jesus Monteiro Barros, Mestre pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Mestre pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Cecilia Lima de Queirós Mattoso, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Professora Adjunta, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Antonio Carlos Magalhães Silva, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Professor assistente, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Pubblicato

2018-08-14

Come citare

Vieira, P. R. da C., Barros, S. de J. M., Mattoso, C. L. de Q., & Silva, A. C. M. (2018). VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DA ATITUDE DE CONSUMO DE CRÉDITO. Revista Economia & Gestão, 18(49), 122–140. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p122-140

Fascicolo

Sezione

Artigos