DA VIDA POBRE AO RECONHECIMENTO PELO ATO DE EMPREENDER

Autori

  • José Queiroz Cruz Filho Faculdade Luciano Feijão
  • Rogeane Morais Ribeiro Faculdade Luciano Feijão
  • Maria do Socorro Silva Mesquita Professora universitária da Faculdade Luciano Feijão.Mestre em Administração e Controladoria(UFC).
  • Jan Riella
  • Luis Emanuell de França Gonçalves Faculdade Luciano Feijão

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p134-148

Parole chiave:

Estratégias, Processo decisório, Sucessão Familiar

Abstract

Este caso para ensino relata a trajetória de um empreendedor, de 49 anos, que identificou em meio às dificuldades de uma cidade do interior do Ceará, a oportunidade de abrir seu próprio negócio no ramo de frutas. De origem humilde, deixou o interior de Riachão dos Farias, aos doze anos de idade, com destino à casa dos tios em Massapê. Apesar da mudança, teve que trabalhar desde cedo por conta da precária situação financeira da família, trabalhando como vendedor de picolé, carregador de água e lenha. Aos 37 anos, começou seu próprio negócio. A empresa teve seu início em 2005 e embora seja um negócio novo, o empreendimento já se tornou uma das principais referências no segmento de frutas da cidade. Analisando as vendas crescendo e a concorrência aumentando, o empresário decide trazer o filho caçula Queiroz Filho para ajudar na gestão da empresa, porém não sabe se acatar as decisões impostas por ele é a melhor opção. O que fazer? Investir ou não?

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rogeane Morais Ribeiro, Faculdade Luciano Feijão

Professora universitária da Faculdade Luciano Feijão.

Jan Riella

Professor universitário da Faculdade Luciano Feijão.Mestre em Administração(Univalli)

Luis Emanuell de França Gonçalves, Faculdade Luciano Feijão

Aluno graduando em Administração pela Faculdade Luciano Feijão.Rei

Pubblicato

2018-12-29

Come citare

Cruz Filho, J. Q., Ribeiro, R. M., Mesquita, M. do S. S., Riella, J., & Gonçalves, L. E. de F. (2018). DA VIDA POBRE AO RECONHECIMENTO PELO ATO DE EMPREENDER. Revista Economia & Gestão, 18(50), 134–148. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p134-148

Fascicolo

Sezione

Caso de Ensino