GESTÃO DE CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE SOFTWARES LIVRES: A EXPERIÊNCIA DA REDE SIGFAP

Autori

  • Cassio Roberto Conceição de Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • José Ricardo de Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n54p40-57

Parole chiave:

Gestão do Conhecimento, Método OKA, Comunidades Virtuais de Softwares Livres

Abstract

Partindo da perspectiva da Teoria de Gestão do Conhecimento, o presente estudo busca identificar como esses ativos intelectuais estão sendo gerenciados no âmbito da Rede SigFap. Para tanto, foi aplicado o método OKA - Organizational Knowledge Assessment, elaborado pelo World Bank Institute – WBI, para a análise dos elementos construtivos da pesquisa.  A coleta dos dados foi realizada com a aplicação de roteiros de entrevistas cadastrado no google docs e enviado aos respondentes. A interpretação e análise dos dados se deram a partir do enquadramento das respostas nas categorias estabelecidas para o estudo. Os principais resultados indicaram que, no aspecto pessoas, as interações sociais da rede estudada são marcadas por ações colaborativas sustentadas em plataforma online; no que concerne os processos, o fluxo de conhecimento tem permitido a criação de novos ativos intelectuais; e no tocante aos sistemas, a infraestrutura tecnológica utiliza a intranet e a Internet para compartilhar conhecimentos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cassio Roberto Conceição de Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Propriedade Intelectual (UFS). Mestre em Administração (UFS). Especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal (UFS). Graduado em Administração (UNIT). Tem experiência em gestão acaddêmica e docência no ensino superior. Atualmente é professor e coordenador acadêmico naFaculdade São Luís de França - FSLF.

José Ricardo de Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia.

Pubblicato

2019-12-20

Come citare

Menezes, C. R. C. de, & Santana, J. R. de . (2019). GESTÃO DE CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE SOFTWARES LIVRES: A EXPERIÊNCIA DA REDE SIGFAP. Revista Economia & Gestão, 19(54), 40–57. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n54p40-57

Fascicolo

Sezione

Artigos