O papel das relações na formação de redes de pequenas e médias empresas: um estudo de caso único na indústria de mídia exterior DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p120

Autori

  • Carlos Alberto Alves Universidade Nove de Julho – UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p120

Parole chiave:

Redes de empresas. Relações sociais. Confiança. Pequenas e médias empresas.

Abstract

O propósito deste trabalho é fornecer

 

insights sobre o papel dos relacionamentos na formação de redes de pequenas e médias Empresas (PME) e sobre quais condições essas empresas podem criar mecanismos de cooperação. Este trabalho também deve ser visto como uma contribuição ao estudo da formação de redes e alianças de cooperação entre PME. Nesta pesquisa utilizou-se a metodologia de caráter exploratório e descritivo, focando em um estudo de caso único. Os resultados, embora não possam ser considerados conclusivos devido ao estudo de um único caso, indicam que as relações de confiança precedem as relações de cooperação entre empresas. Uma limitação da pesquisa diz respeito à impossibilidade de se generalizar o caso em foco para todo o setor. Dois são os fatores determinantes: o primeiro, por se tratar de um estudo de caso único; o segundo, pela especificidade do tema de pesquisa. O valor desta pesquisa encontra-s na proposta de investigar os relacionamentos sociais na formação de redes de pequenas e médias empresas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Carlos Alberto Alves, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Professor de Administração na Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestrando em Administração na Universidade Paulista – UNIP

Pubblicato

2010-01-19

Come citare

Alves, C. A. (2010). O papel das relações na formação de redes de pequenas e médias empresas: um estudo de caso único na indústria de mídia exterior DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p120. Revista Economia & Gestão, 9(21), 120–145. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n21p120

Fascicolo

Sezione

Artigos