PARCERIA PARA TREINAMENTO IMPACTANTE DE TALENTOS GLOBAIS
PROGRAMA DE LÍDERES GLOBAIS DA FDC-EUROFARMA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n71p25-45Palavras-chave:
Internacionalização, Gestão Internacional de Recursos Humanos, Educação Executiva, TreinamentoResumo
A Eurofarma, uma multinacional farmacêutica totalmente brasileira, já estava bem estabelecida em toda a América Latina até 2021 e decidiu expandir suas operações para outras geografias. Diante dos desafios iminentes para selecionar e treinar seus talentos globais, a empresa firmou parceria com a escola de negócios brasileira Fundação Dom Cabral (FDC) em 2021-2022 para desenvolver o Programa de Líderes Globais. O design do programa foi baseado no Modelo de Criação de Valor Internacional da FDC, uma plataforma para a formulação e avaliação de estratégia e gestão internacionais em seis dimensões: objetivos de internacionalização, proposta de valor, modelo de negócios, modelo organizacional, talentos e liderança, e gestão de stakeholders. O principal objetivo foi desenvolver os líderes da Eurofarma e prepará-los melhor para apoiar a implementação dos próximos passos da expansão internacional da empresa. Este artigo aprofunda-se no processo de internacionalização da empresa, na metodologia para desenvolver o programa de treinamento e nos resultados e impactos da iniciativa. Também é ressaltada a importância de alianças educacionais estratégicas e estruturas inovadoras para lidar com os aspectos multifacetados da expansão global de negócios, especialmente para empresas de mercados emergentes que operam em setores com incumbentes multinacionais poderosos.