AS COMPETÊNCIAS DOS ASSISTENTES EM ADMINISTRAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO NO IFTM DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p53

Autores

  • Christiane Alves Calheiros Sakamoto
  • Bruno Freitas Ferreira
  • Claudio Gomide Zacharias
  • Juliana Cristina da Silva
  • Patrícia Alves
  • Henrique Geraldo Rodrigues
  • Lucas Borges Kappel UFU - Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p53

Palavras-chave:

Competências. Assistente. Conhecimento. Habilidade. Atitude.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar as competências dos assistentes em administração (AAs) alocados na reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) por meio da análise da viabilidade do uso da gestão por competências. O estudo identifica, por intermédio de uma pesquisa qualitativa, os recursos de competência e atributos associados à pessoa como o CHA (conhecimento, as habilidades e as atitudes) destes profissionais. Para a obtenção de dados utilizou-se a pesquisa documental e foi aplicado um questionário, com questões fechadas, elaborado por intermédio da realização de dois grupos focais; os dados foram analisados mediante técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Observou-se que as competências “habilidades” e “atitudes” são as que possuem maior predominância e a “conhecimento” precisa ser melhorada e ampliada.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Sakamoto, C. A. C., Ferreira, B. F., Zacharias, C. G., da Silva, J. C., Alves, P., Rodrigues, H. G., & Kappel, L. B. (2014). AS COMPETÊNCIAS DOS ASSISTENTES EM ADMINISTRAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO NO IFTM DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p53. Revista Economia & Gestão, 14(37), 53–79. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p53

Edição

Seção

Artigos