Instrumentos de Avaliação de Competências Profissionais para Enfermeiros

Scoping Review

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação de Desempenho Profissional, Avaliação de recursos humanos em saúde, Competência Profissional, Prática profissional

Resumen

Objetivo: Identificar instrumentos de avaliação de desempenho profissional de enfermeiros. Método: revisão de escopo, realizada em nove bases de dados indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde. Adotou-se como critérios de inclusão: artigos de livre acesso, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra de 2013 a dezembro de 2022, sobre  instrumentos de avaliação de desempenho para enfermeiros. E como critérios de exclusão: estudos duplicados, revisão narrativa de literatura, livros, cartas, editoriais, resumos publicados em anais de eventos e/ou periódicos. Foram identificados 1.429 estudos, sendo que após a leitura do título e resumo, compuseram a amostra inicial 18 artigos, e após leitura na íntegra, foram incluídos 8 estudos. Resultados: A análise dos artigos apontou o uso de diversos instrumentos e métodos de avaliação, com ênfase holística, utilizando referencial psicométrico, e escala Likert. As principais competências identificadas nos instrumentos de avaliação de desempenho profissional foram: resolução de problemas, trabalho em equipe, autodesenvolvimento, produtividade e qualidade no trabalho, criatividade e inovação, comunicação, tomada de decisão, liderança em enfermagem e desenvolvimento de cuidados de enfermagem, visão sistêmica, foco no usuário, educação e supervisão de funcionários/alunos, pesquisa e publicação. Destacam a liderança como uma das competências mais importantes para os enfermeiros para o bom desempenho e sucesso na profissão. Conclusão: Os instrumentos de avaliação de competências profissionais são ferramentas essenciais para a gestão de recursos humanos e desenvolvimento dos profissionais. Há uma diversidade de instrumentos elaborados para avaliar a competência profissional em enfermagem, porém pouco aplicados no Brasil pelos gestores.

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Publicado

2025-08-13

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES