Instrumentos de Avaliação de Competências Profissionais para Enfermeiros
Scoping Review
Palabras clave:
Avaliação de Desempenho Profissional, Avaliação de recursos humanos em saúde, Competência Profissional, Prática profissionalResumen
Objetivo: Identificar instrumentos de avaliação de desempenho profissional de enfermeiros. Método: revisão de escopo, realizada em nove bases de dados indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde. Adotou-se como critérios de inclusão: artigos de livre acesso, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra de 2013 a dezembro de 2022, sobre instrumentos de avaliação de desempenho para enfermeiros. E como critérios de exclusão: estudos duplicados, revisão narrativa de literatura, livros, cartas, editoriais, resumos publicados em anais de eventos e/ou periódicos. Foram identificados 1.429 estudos, sendo que após a leitura do título e resumo, compuseram a amostra inicial 18 artigos, e após leitura na íntegra, foram incluídos 8 estudos. Resultados: A análise dos artigos apontou o uso de diversos instrumentos e métodos de avaliação, com ênfase holística, utilizando referencial psicométrico, e escala Likert. As principais competências identificadas nos instrumentos de avaliação de desempenho profissional foram: resolução de problemas, trabalho em equipe, autodesenvolvimento, produtividade e qualidade no trabalho, criatividade e inovação, comunicação, tomada de decisão, liderança em enfermagem e desenvolvimento de cuidados de enfermagem, visão sistêmica, foco no usuário, educação e supervisão de funcionários/alunos, pesquisa e publicação. Destacam a liderança como uma das competências mais importantes para os enfermeiros para o bom desempenho e sucesso na profissão. Conclusão: Os instrumentos de avaliação de competências profissionais são ferramentas essenciais para a gestão de recursos humanos e desenvolvimento dos profissionais. Há uma diversidade de instrumentos elaborados para avaliar a competência profissional em enfermagem, porém pouco aplicados no Brasil pelos gestores.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA
DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores (nome completo de todos os autores) do manuscrito intitulado (nome completo do artigo) declaram que os direitos autorais a ele referentes sejam de propriedade exclusiva da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, mediante publicação na ENFERMAGEM REVISTA. Sendo assim, fica vetada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização para isto seja solicitada á comissão editorial da ENFERMAGEM REVISTA. Certificamos que o artigo representa um trabalho original, de relevância social e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou de revista eletrônica. Certificamos que todos os autores contribuíram na construção do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo conteúdo. Assinamos a presente declaração e responsabilizamos integralmente, pelo material apresentado.
Citar: local, data. Assinar. Fornecer CPF, e endereços completo, email de todos os autores.