Metodologias de Ensino no Estudo da Anatomia da Cabeça e do Pescoço

Autores/as

  • Paulo Franco Taitson Pontifícia Universidade de Minas Gerais
  • Caio Henrique de Moura Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Julia Helena Campos Luz Pontifícia Universidade de Minas Gerais
  • Natalia Januzzi da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Laura Walger Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruna Ferreira Lage Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luís Cândido Pinto da Silva Pontifícia Universidade de Minas Gerais
  • Laura Furletti Santiago College of Natural Science

Palabras clave:

Metodologias de ensino, Estudo da Anatomia, Cabeça, Pescoço

Resumen

O objetivo deste estudo é destacar a importância da utilização de cadáveres formolizados, cadáveres frescos, modelos anatômicos artificiais e metodologias inovadoras no ensino da Anatomia da Cabeça e do Pescoço, como mesas digitais e óculos 3D. Para isso, foram analisados 200 questionários aplicados entre março e outubro de 2023. Os modelos anatômicos foram o método prático mais utilizado no ensino de anatomia de cabeça e pescoço com 200 casos (100%). Os cadáveres formolizados estiveram presentes em 152 casos, representando 76% dos estudos. A mesa digitalizadora foi mencionada em 86 casos (43%), os óculos 3D em 38 casos (19%) e o uso do cadáver a fresco (“fresh frozen” cadaver) em 36 (18%). A popularidade dos modelos anatômicos pode ser atribuída à sua acessibilidade, facilidade de manuseio e durabilidade. No entanto, os cadáveres foram considerados os mais benéficos para o estudo da anatomia de cabeça e pescoço por fornecerem uma visão tridimensional abrangente, facilitando o entendimento das relações espaciais entre as estruturas.

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Publicado

2025-08-13

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES