Metodologias de Ensino no Estudo da Anatomia da Cabeça e do Pescoço
Palabras clave:
Metodologias de ensino, Estudo da Anatomia, Cabeça, PescoçoResumen
O objetivo deste estudo é destacar a importância da utilização de cadáveres formolizados, cadáveres frescos, modelos anatômicos artificiais e metodologias inovadoras no ensino da Anatomia da Cabeça e do Pescoço, como mesas digitais e óculos 3D. Para isso, foram analisados 200 questionários aplicados entre março e outubro de 2023. Os modelos anatômicos foram o método prático mais utilizado no ensino de anatomia de cabeça e pescoço com 200 casos (100%). Os cadáveres formolizados estiveram presentes em 152 casos, representando 76% dos estudos. A mesa digitalizadora foi mencionada em 86 casos (43%), os óculos 3D em 38 casos (19%) e o uso do cadáver a fresco (“fresh frozen” cadaver) em 36 (18%). A popularidade dos modelos anatômicos pode ser atribuída à sua acessibilidade, facilidade de manuseio e durabilidade. No entanto, os cadáveres foram considerados os mais benéficos para o estudo da anatomia de cabeça e pescoço por fornecerem uma visão tridimensional abrangente, facilitando o entendimento das relações espaciais entre as estruturas.
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