Seria o Brasil um líder na temática das energias renováveis?
Palavras-chave:
Brasil, Liderança, Desenvolvimento Sustentável, Energias Renováveis, Agenda Ambiental Internacional.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a atuação brasileira no cenário internacional no que concerne às negociações e barganha em prol da redução dos gases do efeito estufa, e mais especificamente no que tange à implementação das energias renováveis, buscando identificar traços de uma possível liderança do país através de suas atuações na Agenda Ambiental Internacional. Como critérios de análise foram utilizadas as definições teóricas de Oran Young (1991) que classifica os líderes segundo três tipos - estrutural, empreendedor e intelectual - permitindo com isso uma análise profunda de suas respectivas características e possibilitando a compreensão de suas motivações, capacidades e objetivos no contexto pós Agenda 21. Serão nesse sentido, apresentados fatos e atuações do Brasil no que diz respeito às energias renováveis, e, posteriormente analisado se o mesmo possui condições empíricas e teóricas de ser reconhecido, afinal, como um líder.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-02
Como Citar
Maia, E. A. F. de S., & Viana, M. A. (2017). Seria o Brasil um líder na temática das energias renováveis?. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 15(29 e 30), 69–86. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/13371
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).