Securitização e o papel do refugiado: a agenda ambiental e o Estado de Bangladesh
Securitization and the role of refugee: environmental agenda and the State of Bangladesh
Abstract
O presente artigo parte de um questionamento acerca da relação que se dá entre a busca por refúgio dos indivíduos presentes no Estado de Bangladesh e a importância da existência de uma agenda securitizada do meio ambiente. Ou seja, uma agenda que possa viabilizar uma nova ideia de refugiado, devido às implicações geradas pelas mudanças climáticas, a fim de se obter resoluções mais palpáveis para os casos específicos. Neste sentido, a proposta é entender quais são as abordagens acerca do papel do refugiado no Sistema Internacional e como elas se aplicam no caso de Bangladesh. A análise será feita com base nos eventos que se dão no território bangalês e as migrações forçadas que acarretam a necessidade de uma nova óptica sobre o refugiado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).