A África e a BNCC

uma análise do livro didático “História: sociedade e cidadania” de Alfredo Boulos

Autores

  • Domingos Dutra dos Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Guilherme Aguiar Gomes Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Livro Didático, História, BNCC, História da África

Resumo

Este trabalho objetiva analisar um livro didático e alguns aspectos determinantes e relevantes que apontam a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O esboço analítico do presente artigo trata, especificamente, a maneira como o livro aborda a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e qual a contribuição do mesmo para que o aluno compreenda a importância da contribuição do povo africano na construção da história do nosso país. Para isso, foram analisadas, além dos conteúdos textuais do capítulo, as imagens e as atividades, incluindo os textos para interpretação. Durante a análise de seleção e organização dos conteúdos, foi possível fazer uma breve reflexão/avaliação do livro didático de História aprovados pelo PNLD 2020, para saber se está atualizado com as tendências atuais da historiografia. Esta reflexão/avaliação é importante porque a realidade que temos nos livros didáticos é justamente a de um profundo déficit teórico em relação às possibilidades e aos objetivos do conhecimento histórico.

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Biografia do Autor

Domingos Dutra dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando em História pela Universidade Estadual do Maranhão; Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre África e os Sul Global (NeÁfrica). 

Guilherme Aguiar Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em História pela Universidade Federal do Maranhão; Integrante do grupo de estudo: Camelot – Grupo de Estudo em História Medieval (UFMA)

Referências

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Publicado

2021-12-23