ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL

orientações da Base Nacional Comum Curricular e da proposta político-pedagógica das escolas municiais de Sento-Sé

Autores

  • Angla Pereira dos Santos Rodrigues Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de História Local, Educação

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar no âmbito da educação municipal e estadual, no sertão da Bahia, diretrizes para o Ensino Fundamental – Anos Finais de conteúdos curriculares que contemplem a história e a cultura do município e, que visem o conhecimento da história local. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise de documentos da educação brasileira no âmbito nacional e do município de Sento-Sé. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professores (as) que atuam na educação municipal. Para a realização da pesquisa empírica foi submetido um projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade de Pernambuco, conforme Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados documentais e empíricos foram analisados em interlocução com a literatura pertinente ao tema. Os resultados do estudo demostraram tímidas referências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à autonomia da escola no tocante à inserção de temas ligados à realidade local. Quanto à Proposta Político-Pedagógica das Escolas Municipais de Sento-Sé (PPPEMSS) encontra-se em processo de reformulação para restruturação conforme as normativas nacionais vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angla Pereira dos Santos Rodrigues, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professora da Educação Básica, tem experiência no ensino de História com ênfase em Identidade e memória.

Referências

BAHIA. Secretaria da Educação. Superintendência de Políticas para a Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Bahia Currículo Bahia. Currículo Referencial da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para o Estado da Bahia - Superintendência de Políticas para a Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Bahia/ Salvador: Secretaria da Educação, 2018. 534 p.

BITTENCOURT, C. M. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, ano, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 14 ago. 2018.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

INSTITUTO BTASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades e estados: Sento-Sé. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/sento-se.html. Acesso em: 07 nov.2022.

SENTO-SÉ. Secretaria de Educação. Proposta Político Pedagógica das Escolas Municipais de Sento-Sé. s/d.

Downloads

Publicado

2022-12-19