CIMARRÓN E POESIA
relações entre os poemas de Candelario Obeso e a prática da cimarronaje
Palavras-chave:
Cimarrón, Cimarronaje, Poesia Negra, Candelario ObesoResumo
O povo negro, afrodescendente e indígena, durante e pós período escravagista da América-latina, buscou formas de garantir sua liberdade, seja ela física ou cultural. Formas de resistência foram comuns em diversos espaços e países latino-americanos e caribenhos. Os Cimarrónes e a prática da cimarronaje foram um dos movimentos mais fortes de resistência, pois além da luta pela liberdade, criaram espaços de formação e vivência da cultura e da ancestralidade. Candelario Obeso, escritor e poeta do caribe colombiano, em “Cantos Populares de mi tierra”, de 1877, buscou descrever, por meio do dialeto de sua região, a realidade vivida pelo povo negro e afrodescendente, bem como gerar um processo formativo que valorizava a liberdade conquistada e alertava para os perigos de alguns espaços e acontecimentos que poderiam privar os negros de viverem livres. A proposta desse artigo, de cunho bibliográfico e teórico, é buscar entender como o processo da cimarronaje ocorreu em terras Latino-americanas e Caribenhas, e como o poeta Obeso se caracteriza como um escritor Cimarrón.
Downloads
Referências
JÁUREGUI, Carlos. Candelario Obeso: entre la espada del romanticismo y la pared del proyecto nacional. In: Revista Iberoamericana 189, 1999, 567-590.
MENDES, Rogério. Pedagogias da cimarronaje: a contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a crítica literária e literaturas (afro-)latino-americanas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Letras, 2019.
MENDES, Rogério. Afrodescendência ausente na heterogeneidade cultural de Antonio Cornejo Polar e a afro-peruanidade e cimarronaje em Nicomedes Santa Cruz. ALEA. Rio de Janeiro, v. 24, n.2, maio-ago. 2022, p. 156-179.
OBESO, Candelario. Cantos populares de mi tierra. Bogotá/Colombia: Universidad del Norte/Editorial: 2021.
PRESCOTT, Laurence E. Candelario Obeso y la iniciación de la poesía negra en Colombia. 1ª ed. Bogotá/Colombia: Instituto Caro y Cuervo. Imprenta Patriótica, 2021.
RAMOS, Liliam. Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859). Cadernos de Literatura Comparada. Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Universidade do Porto, n. 43, 12/ 2020, p. 135-153.
SILVA, Denise Almeida. Quilombolismo/Maroonage. Revisões da Escravidão e o Ideal Libertário na Literatura Negra Contemporânea das Américas. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA (ABRALIC), n. 15., 2016, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UERJ, 2016, p. 6538-6546.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).