CIMARRÓN E POESIA

relações entre os poemas de Candelario Obeso e a prática da cimarronaje

Autores

  • CLEITON LUIZ KERBER Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cimarrón, Cimarronaje, Poesia Negra, Candelario Obeso

Resumo

O povo negro, afrodescendente e indígena, durante e pós período escravagista da América-latina, buscou formas de garantir sua liberdade, seja ela física ou cultural. Formas de resistência foram comuns em diversos espaços e países latino-americanos e caribenhos. Os Cimarrónes e a prática da cimarronaje foram um dos movimentos mais fortes de resistência, pois além da luta pela liberdade, criaram espaços de formação e vivência da cultura e da ancestralidade. Candelario Obeso, escritor e poeta do caribe colombiano, em “Cantos Populares de mi tierra”, de 1877, buscou descrever, por meio do dialeto de sua região, a realidade vivida pelo povo negro e afrodescendente, bem como gerar um processo formativo que valorizava a liberdade conquistada e alertava para os perigos de alguns espaços e acontecimentos que poderiam privar os negros de viverem livres. A proposta desse artigo, de cunho bibliográfico e teórico, é buscar entender como o processo da cimarronaje ocorreu em terras Latino-americanas e Caribenhas, e como o poeta Obeso se caracteriza como um escritor Cimarrón.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLEITON LUIZ KERBER , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Teologia (Universidade La Salle/Canoas) e Filosofia (UNISINOS) e Licenciado em Filosofia (UNINTER) e Letras (Universidade La Salle/Canoas).

Referências

GARCÍA, Jesús “Chucho”. Cimarronaje, afroepistemología y soberanía intelectual. Venezuela: Fundación Editorial El perro y la rana, 2022.

JÁUREGUI, Carlos. Candelario Obeso: entre la espada del romanticismo y la pared del proyecto nacional. In: Revista Iberoamericana 189, 1999, 567-590.

MENDES, Rogério. Pedagogias da cimarronaje: a contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a crítica literária e literaturas (afro-)latino-americanas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Letras, 2019.

MENDES, Rogério. Afrodescendência ausente na heterogeneidade cultural de Antonio Cornejo Polar e a afro-peruanidade e cimarronaje em Nicomedes Santa Cruz. ALEA. Rio de Janeiro, v. 24, n.2, maio-ago. 2022, p. 156-179.

OBESO, Candelario. Cantos populares de mi tierra. Bogotá/Colombia: Universidad del Norte/Editorial: 2021.

PRESCOTT, Laurence E. Candelario Obeso y la iniciación de la poesía negra en Colombia. 1ª ed. Bogotá/Colombia: Instituto Caro y Cuervo. Imprenta Patriótica, 2021.

RAMOS, Liliam. Estratégias cimarronas para narrar a negritude no século XIX em Autobiografía de Juan Francisco Manzano (Cuba, 1835) e Úrsula (Brasil, 1859). Cadernos de Literatura Comparada. Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Universidade do Porto, n. 43, 12/ 2020, p. 135-153.

SILVA, Denise Almeida. Quilombolismo/Maroonage. Revisões da Escravidão e o Ideal Libertário na Literatura Negra Contemporânea das Américas. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA (ABRALIC), n. 15., 2016, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UERJ, 2016, p. 6538-6546.

Downloads

Publicado

2024-08-01