Com a cara do governo
algumas considerações sobre a ausência do golpe de 1964 nas aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio no governo Bolsonaro
Keywords:
Enem, Bolsonaro government, Education, NarrativeAbstract
The present work aims to study the absence of the 1964 coup content in the Enem test applied during the three years of the Bolsonaro government (2019-2021), addressing the consequences of this (lack of) narrative and in order to identify who serves denialism. and the president's attempts at revisionism. In our quantitative and qualitative methodology, the Enem exam notebooks since 2011, political websites, books and articles about education and historical narrative were used.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental II. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: jan. 2022.
ENEM 2011 – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/ . Acesso em: jan. 2022.
ENEM 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/. Acesso em: jan. 2022.
ENEM 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/. Acesso em: jan. 2022.
ENEM 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/. Acesso em: jan. 2022.
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 19, nº 38, p. 125-138. 1999.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete EMC (Educação Moral e Cívica). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/emc-educacao-moral-e-civica/. Acesso em: jan. 2022.
MOTTA, M. M. M. História, memória e tempo presente. In: Novos domínios da história. Organizadores: Ciro Flamarion Cardoso, Ronaldo Vainfas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MOTTA. Rodrigo Patto Sá. Passados presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. E-book Amazon.
NASCIMENTO, B. R. M. A Ditadura Militar e o ensino de História: uma relação conflituosa. Macapá, v. 6, n. 3, p. 29-39, set./dez. 2016.
PRIOLI, Gabriela. Política é para todos. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
RECIFE. Secretaria de Educação. Política de Ensino da Rede Municipal do Recife: subsídios para atualização da organização curricular. Élia de Fátima Lopes Maçaira (Org.), Katia Marcelina de Souza (Org.), Marcia Maria Del Guerra (Org.). 2º ed. – Recife: Secretaria de Educação, 2014.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos histórico. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Disponível em: https://dados.gov.br/organization/about/instituto-nacional-de-estudos-e-pesquisas-educacionais-anisio-teixeira-inep. Acesso em: Jan. 2022.
Enem – O que é. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/programas-do-governo/enem/o-que-e. Acesso em: Jan. 2022.
Inep: Entenda a crise que levou à saída de 37 servidores do órgão responsável pelo Enem e como isso pode afetar o exame. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/11/09/inep-entenda-a-crise-no-orgao-responsavel-pelo-enem-e-como-isso-pode-impactar-o-exame.ghtml. Acesso em: Jan. 2022.
Enem: Bolsonaro diz que queria questão sobre regime militar para 'começar a história do zero'. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/politica/noticia/2021/11/24/enem-bolsonaro-diz-que-queria-questao-sobre-regime-militar-para-comecar-a-historia-do-zero.ghtml. Acesso em: Jan. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).