O REPERTÓRIO DE ATAQUE À JUSTINIANO E À TEODORA, NA OBRA ANEKDOTA, DE PROCÓPIO DE CESARÉIA (SÉC. VI)
Keywords:
Late Antiquity, Gender relations, Justinian I and Theodora, Procopius of Caesarea, AnekdotaAbstract
Este artigo busca revisitar a obra Anekdota, de Procópio de Cesaréia, compreendendo os protocolos de ataque levados a cabo pelo autor no intuito de desqualificar Justiniano I e Teodora, extraindo as virtudes e os vícios elencados para ambos, a fim de comparar suas representações na obra, enraizadas sobretudo em questões de gênero. Ademais, visa-se analisar, de maneira conjunta, o par Justiniano I e Teodora, vislumbrando seu poder coligado, em uma recusa a enxergá-los separadamente, como normalmente se percebe na historiografia tradicional que se debruça sobre o Império Bizantino no século VI. Para a análise dessas personagens, recorreu-se à parte 2 da obra Anekdota, documento histórico que revela a audácia e a coragem de seu autor ao descrever aspectos escusos de uma corte, enquanto Justiniano I ainda imperava. Por fim, fez-se o uso de conceitos como o de gênero, segundo Joan Scott (2022); o de representação, de Roger Chartier (2002); o de voz pública das mulheres, conforme Mary Beard (2018). Já como método, utilizamos a análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2009).
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BEARD, Mary. Mulheres e Poder: um manifesto. Trad. de Portocarrero, Celina. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
CAMERON, Averil. Procopius and the sixth century. London: Routledge, 1996.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editorial, 2002.
EVANS, J.A.S. The emperor Justinian and the Byzantine Empire. Westport: Greenwood Press, 2005.
EVANS, J.A.S. The Empress Theodora: partner of Justinian. Austin: University of Texas Press, 2002.
EVANS, J.A.S. The Age of Justinian: The Circumstance of Imperial Power. 2001.
GARLAND, Lynda. Byzantine empresses: women and power in Byzantium, AD 527-1204. London: Routledge, 1999.
GROTHE, Heinz. Anekdote. Stuttgart: Metzler, 1984.
JIMÉNEZ, Dolores. La anécdota, un género breve: Chamfort. Çedille. Revista de Estudios Franceses [en linea]. 2007, p. 9-17.
KALDELLIS, Anthony. Procopius of Caesarea: tyranny, history, and philosophy at the end of antiquity. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2004.
MARTIN, Thomas R. Roma antiga: de Rômulo à Justiniano. Porto Alegre: L&PM, 2014.
POTTER, David. Theodora: actress, empress, saint. New York: Oxford University Press, 2015.
PROKOPIOS. Secret History. In: KALDELLIS, Anthony. Prokopios: The Secret History with related texts. Indianapolis: Hackett Publishing Company, Inc, 2010.
SCOTT, Joan. Gender: a useful category of historical analysis. The American Historical Review, v. 91, n. 5, 1986, p. 1053-1075.
VALLOZZA, M. Algumas anedotas sobre Demóstenes: uma releitura. Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos, [S. l.], v. 26, n. 1, 2013, p. 145–156.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).