Espiando o mundo e fuçando a memória

o método de Câmara Cascudo e Leonardo Mota

Autores/as

  • Luiz Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Câmara Cascudo, Leonardo Mota, cultura, tradições

Resumen

Quem lê ou venha a ler os escritos, ou conversas, de Luís da Câmara Cascudo a respeito de cultura e tradições percebe a busca incansável pela maior distância possível no tempo ou no espaço da origem de um costume; gestos ou expressões ditas por contemporâneos era explicada pelo professor provinciano através de resquícios literários ou etnográficos grafados em textos clássicos ou documentos históricos; segundo ele mesmo o percepcionado se antecipava ao lido. Cascudo diz ser muito do que escreveu coisas presenciadas por ele mesmo na infância no sertão do Rio Grande do Norte, memória guardada e depois usada comparativamente com memórias registradas documentalmente ou mantidas no inconsciente imaginário popular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Citas

CASCUDO, Luís da Câmara. Civilização e cultura: pesquisas e notas de etnografia geral. São Paulo: Global, 2004.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2001.

CASCUDO, Luís da Câmara. Locuções tradicionais no Brasil. Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1977.

CASCUDO, Luís da Câmara. Tradições populares da pecuária. Rio de Janeiro, 1955.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do sol: violência e banditismo no nordeste do Brasil. São Paulo: A Girafa, 2011.

MOTA, Leonardo. Cantadores: poesia e linguagem do sertão nordestino. Rio de Janeiro: J. Castilho, 1921.

MOTA, Leonardo. Sertão Alegre. Rio de Janeiro: Cátedra, 1976.

Publicado

2021-06-27

Número

Sección

Ensaios Bibliográficos/Bibliographical Essays