Práticas educacionais dos ciganos Calons do bairro São Gabriel em Belo Horizonte

Autores/as

  • Silvia Gomes Pêgo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

Comunidade Calon, Práticas educacionais, Cultura cigana, São Gabriel, Belo Horizonte

Resumen

A pesquisa, de inspiração etnográfica, se propôs a examinar as práticas educacionais da comunidade Calon que se encontra no bairro São Gabriel em Belo Horizonte. O estudo tem por objetivo identificar as práticas educacionais, manifestas nos hábitos e costumes da comunidade cigana supracitada, e compreender como são instituídas e suas relações, ou não, com as práticas educacionais da escola formal. Para tal, fez-se necessário contextualizar historicamente a etnia cigana em termos gerais, examinar, dentro do possível, as informações sobre sua origem, a complexa diversidade cultural e a intrínseca conexão entre identidade e educação observada entre eles, provenientes de artigos, dissertações e teses acadêmicas, uma vez que essas são escassas e em alguns casos imprecisas. A história dos ciganos, segundo os materiais aferidos, é marcada na luta pela sobrevivência e preservação de seus costumes, embora muitos tenham sido alterados por diversas influências culturais não-ciganas ou adaptados a elas, como mostram os dados acerca da comunidade Calon, objeto deste estudo. Os ciganos, onde quer que passem e onde quer que acampem são hostilizados, discriminados e estereotipados. O preconceito veio com eles da Europa para o Brasil e infelizmente os acompanha atualmente.

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Biografía del autor/a

Silvia Gomes Pêgo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda do curso de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

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Publicado

2022-06-22