O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO DE HELENA ANTIPOFF E O RURALISMO PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Cleidiane Lemes de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

Educação no campo, Helena Antipoff, Ruralismo pedagógico, Minas Gerais

Resumen

Em períodos de expansão da modernização, como ocorrida em Minas Gerais na década de 1940 e 1950, a Secretaria de Educação atuou reformulando o sistema educacional buscando incentivar a formação de professores para o meio rural. O modelo de educação proposto por Helena Antipoff trouxe novas possibilidades para a educação no meio rural a partir do ruralismo pedagógico. Os ideais do “otimismo pedagógico” se encontram presentes no pensamento Antipofiano, buscando fazer da escola não uma “torre de marfim”, mas a responsável por garantir e efetivar o desenvolvimento do progresso de regiões rurais a partir do conhecimento científico levado ao homem no campo. Através da análise histórica e abordagem de documentos sobre o Curso Normal Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité-MG no período de 1949 a 1953, pretende-se compreender o papel do currículo na formação de professores do campo e a ideologia que era proposta pela escola ao meio rural.

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Biografía del autor/a

Cleidiane Lemes de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em História, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bacharel em Direito. Mestre em Direito Privado e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Citas

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FONTES

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DISCURSO DA PROFESSORA HELENA ANTIPOFF. Centro de Documentação Helena Antipoff.

DISCURSO DO SR. ABGAR RENAULT. Centro de Documentação Helena Antipoff.

Publicado

2022-12-16

Número

Sección

Artigos Dossiê "Estudos de História Regional: Minas Gerais por sua história