ANALISANDO A REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS HISTÓRICOS AFRICANOS
um estudo sobre Um defeito de cor (2006)
Mots-clés :
Agudás, Heterodiscursividade, Um defeito de cor, Representação, FiccionalizaçãoRésumé
Este texto é um estudo histórico-literário do romance Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves. O itinerário analítico deste trabalho busca entender não somente como a comunidade agudá, seus costumes e suas organizações políticas são retratados, mas também a representação de outros atores e circunstâncias que cruzam a vida da protagonista Kehinde – como as personagens que envolvem e possibilitam a trama e o contexto histórico em que estão inseridos. Em última instância, esta investigação busca entender qual é e como é construída a imagem de África nessa obra. A partir de análises quantitativas e de uma avaliação crítica baseada na teoria de Mikhail Bakhtin e na historiografia africanista sobre os agudás e a África Ocidental no século XIX, podemos compreender melhor o papel que os personagens históricos africanos ficcionalizados empreenderam na composição da representação do continente africano.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do romance de educação. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BERMEJO, Ernesto González. Juan Rulfo: la literatura es una mentira que dice la verdad. Revista de la Universidad de México, vol. XXXIV, n. 1, 1979, p. 4-7.
CASTILLO, L. E. Os agudás de Lagos: Brasil, Cuba e memórias atlânticas. Afro-Ásia, Salvador, n. 48, 2013.
Conferência proferida por Roger Chartier, em 5 de novembro de 1999, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, que abriu o debate que se segue com João Adolfo Hansen. In: Topoi, Rio de Janeiro, no 1, pp. 197-216.
COSTA E SILVA, Alberto Vasconcellos da. Francisco Félix de Souza, mercador de escravos. 4ª edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2004.
CUNHA, Manuela Carneiro. Catolicismo em Lagos: o rebanho e seus pastores. Negros, estrangeiros: os escravos libertos e sua volta à África. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2012.
GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record, 2020.
GONÇALVES, Ana Maria; MIRANDA, Fernanda; SILVA Cidinha, 2020. Autoria Negra na Literatura Contemporânea: Ana Maria Gonçalves, Fernanda Miranda e Cidinha da Silva. SESC Pinheiros. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SzDDLyCPD5U Acesso em: 19 de Abril de 2023.
GONÇALVES, Ana Maria. Ler Antes de Morrer | Um defeito de cor - Discussão Final com Ana Maria Gonçalves, 24/04/2023. Youtube, Ler Antes de Morrer. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NwLVzHe3sc0. Acesso em: 02 de Dezembro de 2023.
GONÇALVES, Ana Maria. Roda Viva | Ana Maria Gonçalves | 17/07/2023. Youtube, Roda Viva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7cP28ek_6dg&t=4251s. Acesso em: 18 de Novembro de 2023.
GURAN, Milton. Africanos no Brasil e “brasileiros” na África: os “agudás” do Benim: textos de referência. Rio de Janeiro: Academia da Latinidade, 2001.
LITERAFRO. Ana Maria Gonçalves – Literafro: o portal da literatura afrobrasileira. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/443-ana-maria-goncalves>. Acesso: 15 de Maio de 2023.
MIRANDA, Fernanda Rodrigues. Silêncios prescritos. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2019. p. 27–5.
NORA, P.; YARA, T. Entre memória e história: a problemática dos lugares. V. 10, 1 dez. 1993.
REIS, João José. Notas sobre a escravidão na África pré-colonial. Estudos Afro-Asiáticos, 14, 1987, pp. 5-21.
SOUMONNI, Elisée. Capítulos 4 e 5. Daomé e o mundo atlântico. Rio de Janeiro: SEPHIS/CEAA, 2001. P. 50-79.
TIMM, M. R. Conhecendo o passado: relações entre a literatura brasileira contemporânea e a escrita da história. In: Navegações, v. 11, n. 1, p. 57-67, 30 dez. 2018.
VERGER, P. Formação de uma sociedade brasileira no golfo do Benim no século XIX”. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o golfo de Benim e a Bahia de Todos-os-Santos, do século XVII ao XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).