O FENÔMENO DO AMOR CORTÊS A PARTIR DE ANDRÉ CAPELÃO
Relações de gênero e a sociedade cavaleiresca medieval no século XII
Parole chiave:
Amor Cortês, Relações de gênero, Idade MédiaAbstract
Este artigo tem por objetivo elaborar reflexões acerca do fenômeno do amor cortês em seu contexto histórico original, a pensar de que maneira este conteúdo cultural inédito relacionou-se com outros processos e o modo como impactou a sociedade medieval. De modo particular, a análise busca ter ênfase no dinamismo desta nova elaboração diante das relações de gênero. Aspectos como a diferença da natureza feminina e masculina, os discursos religioso e leigo, as funções sociais de homens e mulheres dentre outras temáticas serão aqui trazidas a fim de elucidar as articulações de práticas discursivas introduzidas tanto no fenômeno do amor cortês, de modo geral, como no Tratado do Amor Cortês, de modo particular.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ASFORA, Wanessa. Comer como um passarinho, cozinhar como uma feiticeira: a herança edênica na construção da relação entre gênero e comida. Cadernos pagu (39), 2012, 431-445.
BARROS, José D. O Amor Cortês – suas origens e significados. Raído, 5(9), 2011, p. 195–216.
BARROS, José D. A poética do amor cortês e os trovadores medievais – caracterização, origens e teorias. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 25(1),2015, p. 215–228.
CARVALHO, Ligia Cristina. Relações de Poder na Idade Média Central no Tratado do Amor Cortês de André Capelão (Século XII). 247 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2017, p. 183-230.
DALARUN, Jacques. Olhares de Clérigos. In: História das mulheres no Ocidente. Porto: Afrontamento, v. 2, 1993, p. 15-61.
DUBY, Georges. Idade Média. Idade dos Homens: do amor e outros ensaios. In: / Georges Duby; tradução Jônatas Batista Neto. — São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 249-10.
FONSECA, Pedro C. L. A mulher na tradição satírica no latim medieval e a misoginia em De amore, de André Capelão. GRAPHOS (JOÃO PESSOA), v. 20, 2018, p. 121-135.
LARANGEIRA, Adriano G. Representações da Mulher no Tratado do Amor Cortês de André Capelato. In: III Encontro Estadual de História - Anpuh/Ba, 2006.
LEITE, Márcia Maria da Silva Barreiros. Representações femininas na Idade Média: o olhar de Georges Duby. In: 37 Sitientibus, Feira de Santana, n.21, p.37-50, jul./dez. 1999, p. 37-51.
VASCONCELOS, V. N. P. Visões sobre as mulheres na sociedade ocidental. Revista Ártemis, [S. l.], n. 3, 2005, p. 1-10.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).