O DESENVOLVIMENTO DO CRISTIANISMO LUSITANO ATRAVÉS DA MORTE
uma análise conforme “Acerca de Lázaro” e “Sobre o Martírio do profeta Isaías”, de Potâmio de Lisboa (séc. IV d.C.)
Parole chiave:
Antiguidade Tardia, Cristianismo, Lusitânia, Potâmio de Lisboa, Ressurreição. MorteAbstract
O presente artigo embasa-se nas discussões sobre, principalmente, a propagação do cristianismo na Lusitânia, através da figura do controverso bispo Potâmio de Lisboa, pertencente ao século IV d.C.[1] O fato, no entanto, que torna a obra desse personagem tão intrigante, relaciona-se com o debate sobre as heresias no mundo cristão, e as ambiguidades e contradições presentes na bios do bispo olissiponense. Tais questões se tornam ainda mais visíveis quando analisada sua trajetória, cujas oscilações vão desde a ortodoxia nicena, até a heresia ariana. Contudo, o maior objetivo foi abordar o autor, sem dar o enfoque maior a essa questão problemática, mas, sim, compreender através dos documentos Acerca de Lázaro e o Sobre o Martírio do Profeta Isaías, qual seria o contexto da época e os prováveis motivos da escolha dos temas que serão debatidos, sendo o principal deles os aspectos comuns entre os escritos. Assim, encontrar o que os tornasse, de certa forma, coexistentes, viabilizou entender de maneira mais coesa a vida de Potâmio de Lisboa. Para isso, portanto, abordaremos o tema da ressurreição de Lázaro e a morte do profeta Isaías, a fim de compreendermos, no contexto olissiponense, tanto no particular quanto no lusitano, no geral, o significado dessas personagens, razão pela qual Potâmio as evoca na documentação mencionada, quanto para a comunidade cristã de sua época
Downloads
Riferimenti bibliografici
CARNEIRO, André. Sobre a cristianização da Lusitânia: novas reflexões a partir dos dados históricos e das evidências arqueológicas. Espacio, Tiempo y Forma. Serie I, Prehistoria y Arqueologia, n. 2, 2009, p. 205-220.
LAMELAS, I. P. Mistério da Trindade e Maria em Potâmio de Lisboa (?-c. 360). Didaskalia, Lisboa, v. 31, n. 1, 2001, p. 61-87.
LAMELAS, I. P.; GONÇALVES, J. A. Potâmio de Lisboa: Escritos. Lisboa: Universidade Católica, 2020.
MACIEL, M. J. Entre Constâncio II e Juliano: a linguagem de Potâmio de Lisboa e o conhecimento da Lusitânia do séc. IV. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, n. 13, Edições Colibri, p. 135-148, 2000.
MANTAS, Vasco Gil. A Lusitânia e o Mediterrâneo: identidade e diversidade numa província romana. Revista Conimbriga, Coimbra, v. 43, p. 63-83, 2004.
MOREIRA, A. M. Potâmio e a diocese de Lisboa na época romana (séc. III-V). In: ANDRADE, Maria Filomena; FARELO, Mário; GOUVEIA, António Camões (coords.). Bispos e arcebispos de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte, 2018, p. 27-50.
NORA, P. Entre memória e história: A problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. São Paulo: Projeto História, v. 10, 1993, p. 7-28.
OMENA, L. M. Dimensões espaciais entre morte, memória e experiências emocionais: um estudo de caso à luz do mausoléu de Otaviano. Revista História, São Paulo, v. 39, p. 1-29, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4369e2020039. Acesso em: 25 jun. 2021.
PAGELS, E. Os evangelhos gnósticos. Rio de Janeiro: Objetiva, 1979.
POTÂMIO DE LISBOA. Escritos. Tradução de José António Gonçalves e Isidro Pereira Lamelas. Lisboa: Universidade Católica, 2020.
SILVA, G. V. Cultura Escrita e comunicação oral no cristianismo antigo: as homilias como instrumento de poder. Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, n. 9, p. 212-233, 2017.
SILVA, G. A. Estrabão e o domínio romano sobre a Ibéria: Um estudo à luz dos conceitos de isotopia e heterotopia (27 a.C. - 23 d.C.). Orientador: Gilvan Ventura da Silva. 2021. 275 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2021.
SILVA, P. D. Sermões e pregação no ocidente medieval (séculos IV-VI): aspectos conceituais e metodológicos. Revista Territórios e Fronteiras, Cuiabá, v. 7, n. 1, p. 202-230, jan.-jun., 2014.
SOUZA, F. H. S. A “condenação” do arianismo (século IV d. C.). Revista Jesus Histórico, Rio de Janeiro, v. IX, p. 58-76, 2016.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).