A CIDADANIA E O DISCURSO DAS CARTEIRADAS
análise do diploma como instrumento de hierarquização
Parole chiave:
Indexicais, Entertextualização, DiscursoAbstract
As ordens de indexicalidade, frutos dos atos de comunicação, permitem compreender como a língua produz significados sociais a partir do que se fala e do contexto em que se fala. Com isso, o presente trabalho pretendo avaliar como a ordem grau de escolaridade como sinônimo de ser alguém na vida se manifesta em discursos realizados espontaneamente em 2020, com o objetivo de entender como tais indexicais são entextualizados de forma recorrente e quais significados são carregados nesse processo. Para isso, o artigo se vale de referencial teórico pelas teorias de Blommaert (2015), Wortham e Reyes (2015), Melo e Moita Lopes (2014), DaMatta (1997) e Bauman e Briggs (1990).
Downloads
Riferimenti bibliografici
BECK, A. Armandinho. 2017. Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159509436684/tirinha-original. Acesso em: 22 dez. 2020.
BLOMMAERT, J. Introduction. In: BLOMMAERT, J. Discourse: a critical introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
DAMATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MELO, G.; MOITA LOPES, L.P. Ordens de indexicalidade mobilizadas nas performances discursivas de um garoto de programa: ser negro e homoerótico. Linguagem em (Dis)curso, Santa Catarina, Tubarão, v. 14, n. 3, p. 653-673, 2014.
MILANI, R. Alguém na vida. Biblioteca Nacional n. 8689/13, 2013. Disponível em: https://kamenezes.wordpress.com/2013/10/11/ser-alguem-na-vida/. Acesso em: 22 dez. 2020
SILVERSTAIN, M. Indexical Order and the Dialectics of Sociolinguistic Life. Language and Communication. v. 23, n. 3-4, p. 193-229, 2003.
WORTHAM, S.; REYES, A. Discourse Analysis beyond the speech event. London: Routledge, 2015.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).