UMA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DOS SALESIANOS EM SÃO JOÃO DEL-REI - MINAS GERAIS (1936-1953)
Palavras-chave:
Salesianos, Educação, São João del-Rei, História, SociedadeResumo
O trabalho traz a narrativa da presença salesiana na cidade de São João del-Rei, entre os anos de 1936 e 1953, perpassando pelo processo de implantação e consolidação dos religiosos na cidade e da missão desenvolvida com a comunidade e juventude. Será feita a descrição das atividades assistenciais e educacionais dos salesianos e apresentado o posicionamento destes religiosos diante do cenário nacional após o golpe dos anos trinta. Trata-se de um trabalho de resgate da memória e uma contribuição para compreensão do aspecto histórico, social e relacional dessa presença na cidade de São João del-Rei - MG. O estudo consta de literatura bibliográfica e consultas aos manuscritos da congregação religiosa. O aprofundamento sobre a presença desses religiosos na história do Brasil, e de forma específica em Minas Gerais, é importante porque corresponde ao processo da história social da Igreja, o que leva ao entendimento das transformações nas estruturas educacionais e podem favorecer a compreensão dos meandros sociais do período estudado.
Downloads
Referências
- Crônicas do Colégio/Ginásio São João (1940–1955);
- Crônicas Oratório Festivo São João (1940–1953);
- Oratório Festivo São Caetano e Santa Teresinha (incluídos nas atas do Oratório São João);
- Relatório do Colégio São João 1953 (apresentado ao visitador inspetorial Padre Antal);
- Documentos referentes à Escola Padre Sacramento;
- Livro do Tombo da Paróquia (1936–1953);
Jornais impressos: periódicos locais
- O Correio – São João del-Rei, 1937, 1940,1942.
- Diário do Comércio – São João del-Rei, 1940, 1942.
Referências bibliográficas
ADÃO, Kleber do Sacramento. Fundamentos de uma pedagogia do pátio no pensamento e na prática pedagógica de Dom Bosco. Santa Maria, UFSM, Centro de Educação Física e Desportos, Dissertação (Mestrado em Educação Física), 1994.
AZZI, Riolando. Os Salesianos no Brasil – à Luz da História. São Paulo: Ed. Salesiana Dom Bosco, 1983.
AZZI, Riolando. Os Salesianos em Minas Gerais. O decênio inicial da obra Salesiana. São Paulo: Ed. Salesiana, v. 1,1986.
AZZI, Riolando. A Obra de Dom Bosco no Brasil. Cem anos de História. A expansão da obra salesiana (1933 – 1958). São Paulo: Editora Salesiana, v. 3, 2003.
BRITO, Henrique de. O aspirante Salesiano. Escolas profissionais Dom Bosco, São João del – Rei, 1946.
BRITO, Henrique de. Inspetoria São João Bosco – 50 anos 1947 – 1997, [s.n].
CHAVES, Orlando. Mais um grande aspirantado que surge, o Colégio São João. In: Boletim Informativo do Santuário Sagrado Coração de Jesus. São Paulo, Ano II, n. 12, dezembro, 1941, p.7.
CURY, Carlos R. Jamil. Ideologia e educação Brasileira: católicos e liberais. 4.ed. São Paulo: Cortez – Autores Associados, 1958.
HORTA, José Silvério Baía. Um hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994.
LIMA, Danilo. Educação, Igreja e Ideologia: uma análise da Lei de Diretrizes e Bases. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1978.
MARCIGAGLIA, Luiz. Os salesianos no Brasil. São Paulo: Livraria Salesiana, 1956.
MENDES, Ralfy. Amor... Alegria... Sacrifício. Uma flor salesiana do Brasil. Vida do P. Francisco Gonçalves. Leituras Católicas de Dom Bosco. Belo Horizonte, 1951.
RIBEIRO, Helio José. Os Salesianos em São João del-Rei. Centro de Formação Sabino José Ferreira. Barbacena, 1999.
SANTOS, Manoel Isaú. Internatos no Brasil. São Paulo: Ed. Salesiana, 2000.
SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SCARAMUSSA, Tarcisio. O Sistema Preventivo de Dom Bosco: Um Estilo de Educação. Coleção Pedagogia Viva. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1977.
SOBRINHO, Antonio Gaio. História da Educação em São João del-Rei. FUNREI. São João del-Rei, 2000.
VIEGAS, Augusto. Notícia de São João del-Rei. 3 ed. Belo Horizonte, 1969.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).