CIÊNCIA JURÍDICA E MITO:

o amor como base epistemológica da ciência

  • Victória Faria Barbiero
  • Paulo Roberto Ramos Alves Universidade de Passo Fundo
  • Liton Lanes Pilau Sobrinho Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Amor;, Ciência Jurídica;, Epistemologia, Senso Comum Jurídico, Teoria do Conhecimento

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como o amor pode ser inserido em duas perspectivas distintas: tanto a biológica como a jurídica, sendo resposta efetiva como parâmetro para uma construção social mais justa. Para isso, em um primeiro momento, a partir dos conhecimentos obtidos da teoria de Francisco Varela e Humberto Maturana, explora-se as estruturas biológicas conectadas dos seres vivos e a teoria do conhecimento. Por outro lado, verifica-se o imaginário da ciência jurídica, utilizando autores como Warat, para demonstrar que o conhecimento jurídico é reproduzido de forma desviada, com o fim da mantença do poder. Por fim, verifica-se que, apesar de se tratarem de ramos diferentes, a reconstrução da ciência deve ser dada a partir do paradigma de amor como base central das reproduções da sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Faria Barbiero

Mestranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo/RS.

Paulo Roberto Ramos Alves, Universidade de Passo Fundo

Doutor (2015) e Mestre (2009) em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com estágio pós-doutoral na Universidade de Passo Fundo (2016). Professor e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de  Passo Fundo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, Sociologia Jurídica, Direito Constitucional e Direito Civil, atuando principalmente em temas relacionados às novas tecnologias, gestão jurídica de risco, construtivismo, responsabilidade civil, pluralismo jurídico, teoria sistêmica e autopoiese.

Liton Lanes Pilau Sobrinho, Universidade de Passo Fundo

Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo. Pós-doutor em Direito pela Universidade de Sevilha - US. -Espanha. Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2008), Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2000). Possui graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1997). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional ambiental, Direito Constitucional e Teoria do Direito.

Publicado
23-08-2023