FERRAMENTAS COMPORTAMENTAIS PARA AUXILIAR A TOMADA DE DECISÃO DE SÓCIOS EM OPERAÇÕES DE FUSÃO E AQUISIÇÃO
Resumo
O artigo analisa operações de fusão e aquisição de participação societária com o objetivo de formular sugestões sobre como auxiliar os sócios na tomada de decisão sobre a concretização ou não dessas operações. O objetivo foi demonstrar que há fatores não econômicos que influenciam a decisão de administradores sobre a concretização dessas operações e que é papel do jurista conceber formas de minimizar o impacto desses fatores para o resultado desses procedimentos. Dentre esses fatores, destacam-se as heurísticas e os vieses, ferramentas da economia comportamental para a melhor compreensão da racionalidade humana. A pesquisa encontrou a presença forte do viés do otimismo em administradores de empresas, especialmente em homens em posições hierarquicamente elevadas. Concluiu-se, com base na economia comportamental, que há formas de reduzir o alcance desses fatores psicológicos, com medidas que ampliem o acesso dos sócios a todas as informações sobre a operação em questão, bem como a criação de incentivos (nudges) para incentivar a realização de determinadas condutas benéficas. A metodologia utilizada foi a dedutiva, com base na revisão bibliográfica de textos do direito societário e da análise econômica do direito, inclusive com uso de dados extraídos da bibliografia.
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