CRIMINOLOGIA MIDIÁTICA E AS PROJEÇÕES JORNALÍSTICAS DO IMAGINÁRIO SOCIAL ACERCA DO CRIME E DA CRIMINALIDADE NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Resumo
O estudo tem como tema as relações entre tecnologia e controle social, com ênfase no campo criminológico midiático, objetivando determinar o que a rede social Instagram considera como conteúdo sensível na esfera criminal, motivo pelo qual procedeu-se a seleção de duas páginas jornalísticas brasileiras de grande circulação, possuindo também impacto-relevância nos números de acessos online, tendo ainda como recorte um período de delimitação temporal de três meses. Enfoca-se assim no seguinte problema de pesquisa: quais imagens são passíveis de serem exibidas na rede social Instagram no campo jornalístico sobre o crime e a criminalidade? A metodologia adotada é predominantemente dedutiva, contando ainda com o auxílio do método de procedimento monográfico e da técnica de pesquisa de documentação indireta. Conclui-se que não há parâmetros bem delimitados acerca do que a rede social Instagram considera como sensível, bem como sequer é aplicado este filtro nos casos em que se visualizam os critérios elencados nas diretrizes de comunidade da rede social.
Downloads
A inscrição de algum trabalho implica a cessão de direitos autorais à Revista, comprometendo-se o autor a não enviar o artigo para outro veículo antes da data prevista para publicação.