Relato de experiência extensionista: gestão do Projeto Qualidade de Vida para Todos
Resumo
Buscando entender melhor a relevância da experiência na extensão universitária e usando como base de estudos artigos e livros que conceituam o desenvolvimento de competências, sentimos a necessidade de compreender o desenvolvimento e apuração destas competências na extensão. O presente trabalho abre uma discussão acerca das definições apresentadas sobre as competências, e o desdobramento dessa aquisição no âmbito da extensão. O projeto de extensão onde foi feito o estudo é Projeto Qualidade de Vida para Todos (PQVT), esse projeto busca possibilitar a prática de atividades aquáticas para pessoas com deficiência a fim de melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários e seus familiares. Essa iniciativa conta com uma atuação multidisciplinar sendo um projeto coordenado pelo curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A pesquisa realizada conta com a discussão da experiência dos autores como ex-extensionista e extensionista do PQVT. As experiências são acerca dos processos de gestão que se desenvolvem nesse projeto e suas competências necessárias, que foram discutidas com as referências literárias encontradas. Este trabalho mostra a importância da extensão universitária na construção de competências na graduação, o que possivelmente pode auxiliar na formação de profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.
Downloads
Referências
BITENCOURT, Claudia Cristina. A Gestão de competências gerenciais - A contribuição da aprendizagem organizacional. 2001. 320 f. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, Jan./Mar., v. 40, n. 1, p 6-19, 2000.
KUAZAQUI, Edmir. (Org.). Administração para não administradores. São Paulo: Saraiva, 2006. p.17-39.
KUENZER, Acácia Zenaide. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do Senac, v. 13, n. 1, 2003.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo – 3. Ver. E atual - Londrina: Mediograf, 2003.
PERRENOUD, et al. As competências para ensinar no século XXI: A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.