Relato de experiência extensionista: gestão do Projeto Qualidade de Vida para Todos

  • Diego Henrique Souza dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cláudia Barsand de Leucas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • André Luiz Castro Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Jackson De Paula Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Helbert Lucas de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Túlio Fernandes de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Competências. Extensão. Formação.

Resumo

Buscando entender melhor a relevância da experiência na extensão universitária e usando como base de estudos artigos e livros que conceituam o desenvolvimento de competências, sentimos a necessidade de compreender o desenvolvimento e apuração destas competências na extensão. O presente trabalho abre uma discussão acerca das definições apresentadas sobre as competências, e o desdobramento dessa aquisição no âmbito da extensão. O projeto de extensão onde foi feito o estudo é Projeto Qualidade de Vida para Todos (PQVT), esse projeto busca possibilitar a prática de atividades aquáticas para pessoas com deficiência a fim de melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários e seus familiares. Essa iniciativa conta com uma atuação multidisciplinar sendo um projeto coordenado pelo curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A pesquisa realizada conta com a discussão da experiência dos autores como ex-extensionista e extensionista do PQVT. As experiências são acerca dos processos de gestão que se desenvolvem nesse projeto e suas competências necessárias, que foram discutidas com as referências literárias encontradas. Este trabalho mostra a importância da extensão universitária na construção de competências na graduação, o que possivelmente pode auxiliar na formação de profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.


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Biografia do Autor

Diego Henrique Souza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Discente do Curso de Educação Física da PUC Minas e membro do GEPCI
Cláudia Barsand de Leucas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Docente do curso de Educação Física da PUC Minas; Doutora em Ciências da Educação e coordenadora do GEPCI-Grupo de Estudos em Práticas Corporais para Pessoas com Deficiência e Inclusão
André Luiz Castro Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Bacharel em Educação Física pela PUC Minas e membro GEPCI
Jackson De Paula Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Bacharel em Educação Física pela PUC Minas
Helbert Lucas de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Discente do Curso de Educação Física da PUC Minas e membro do GEPCI
Túlio Fernandes de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Discente do Curso de Fisioterapia da PUC Minas e membro do GEPCI

Referências

BITENCOURT, Claudia Cristina. A Gestão de competências gerenciais - A contribuição da aprendizagem organizacional. 2001. 320 f. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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KUENZER, Acácia Zenaide. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do Senac, v. 13, n. 1, 2003.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo – 3. Ver. E atual - Londrina: Mediograf, 2003.

PERRENOUD, et al. As competências para ensinar no século XXI: A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Publicado
27-06-2018