Saberes/fazeres em educação física: (re) apropriações no/com o yoga
Resumo
A questão que orienta este estudo é: quais as contribuições que um projeto de extensão de Yoga pode oferecer para a formação em Educação física? O objetivo central do estudo é discutir e analisar os saberes necessários que envolvem um projeto de extensão sistematizado de Yoga, a partir da área de Educação Física. Trata-se de um projeto de extensão organizado com base em subsídios da pesquisa-ação existencial no que tange às responsabilidades dos graduandos em Educação Física, na condição de monitores, uma vez que o contexto do projeto foi estruturado também como lugar de formação profissional. Ademais, utilizou-se das narrativas autobiográficas como técnica de pesquisa que possibilitou evocar as memórias significativas das relações com os saberes empreendidas pelo graduando com o Yoga. Como matriz epistemológica utilizou-se a teoria dos saberes docentes de Maurice Tardif. Os resultados indicam que um projeto de extensão oferece ao graduando de Educação Física, perspectivas quanto à futura atuação profissional na área, diferentes relações com os saberes do Yoga e os saberes próprios da Educação Física.
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