Saberes/fazeres em educação física: (re) apropriações no/com o yoga

  • Miquéias Castro dos Santos Universidade Vila Velha
  • Heitor Lopes Negreiros
  • Fernanda Rossi
  • Murilo Eduardo dos Santos Nazario
Palavras-chave: saberes docentes, yoga, projeto de extensão

Resumo

A questão que orienta este estudo é: quais as contribuições que um projeto de extensão de Yoga pode oferecer para a formação em Educação física? O objetivo central do estudo é discutir e analisar os saberes necessários que envolvem um projeto de extensão sistematizado de Yoga, a partir da área de Educação Física. Trata-se de um projeto de extensão organizado com base em subsídios da pesquisa-ação existencial no que tange às responsabilidades dos graduandos em Educação Física, na condição de monitores, uma vez que o contexto do projeto foi estruturado também como lugar de formação profissional. Ademais, utilizou-se das narrativas autobiográficas como técnica de pesquisa que possibilitou evocar as memórias significativas das relações com os saberes empreendidas pelo graduando com o Yoga. Como matriz epistemológica utilizou-se a teoria dos saberes docentes de Maurice Tardif. Os resultados indicam que um projeto de extensão oferece ao graduando de Educação Física, perspectivas quanto à futura atuação profissional na área, diferentes relações com os saberes do Yoga e os saberes próprios da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da educação, p. 79-95, 2003.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Editora Vozes Limitada, 2014.
BARBIER, Rene. A pesquisa-ação. Brasília: Editora Plano, 2007.

BARBOSA, Carlos Eduardo G. PATANJALI. Os Yoga Sutras de Patañjali. Traduzidos do sânscrito e comentado. São Paulo, 1999.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Conselho Nacional de Educação, 2018.
BRASIL, Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Conselho Nacional de Educação, 2018.
CERTEAU, Michel. de. A invenção do cotidiano: 1. artes do fazer. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

CONTRERAS, Jose. La Autonomia Del Professorado. 2. ed. Cortez, 2012.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão. 2012. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf . Acesso em: 28 de março de 2023.
LE BRETON, David. Antropologia das Emoções. Petrópolis: Vozes, 2019.
LORENZETTO, Luiz.; MATTHIESEN, Sara. Práticas Corporais Alternativas. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2008
MIZUNO, Julio; BRANDANI, Jeniffer Zanetti; DEUTSCH, Silvia; ROSSI, Fernanda; MONTEIRO, Henrique Luiz. Contribuições da prática do ioga na condição de saúde, atitudes e comportamentos de mulheres adultas e idosas. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 947-960, jul./set. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/75680/50406.Acesso em: 06 set. 2023.
RESENDE, Moisés Sipriano; LAZZAROTTI FILHO, Ari. O currículo de formação em Educação Física: análise das produções científicas. Movimento, v. 25, p. e25060, 2022.
ROSSI, Fernanda.; EHRENBERG, Monica Caldas. Encontros entre corpos na formação continuada: o ser professora e o coletivo docente. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 28n. 49, 2022.
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Penso Editora, 2013.
SARASWATI, Swami Ambikananda. Healing Yoga. B. Jain Publishers, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica, 2016.
SOUZA, Elizeu Clementino de; MEIRELES, Mariana Martins de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto) biografia, identidades e alteridade: modos de narração, escritas de si e práticas de formação na pós-graduação. Revista Fórum Identidades, 2013.
TARDIF, Maurice Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: RJ. Vozes, 2006.
Publicado
18-12-2023