Criação de podcasts para uma aprendizagem ativa:

relato de experiência de uma ação de extensão

Palavras-chave: aprendizagem ativa; extensão universitária; podcasts; tecnologias.

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a realização da oficina “Construindo e Produzindo Conteúdos a partir de podcasts”, por meio da percepção dos participantes. Para tanto, foi construído um relato de experiência com a descrição de como a referida atividade de extensão universitária foi pensada e executada, além dos impactos que a abordagem do conhecimento proposto pôde causar nos participantes, algo que foi avaliado com um questionário semiestruturado disponibilizado ao final do evento. Os achados analisados indicaram que os participantes puderam expandir seu conhecimento em uma tecnologia que pode ser utilizada para diversos fins, inclusive, para realização de atividades com momentos em classe e extraclasse, incentivando assim, a aprendizagem ativa dos estudantes. Além disso, quando um docente a utiliza como estratégia para apresentar um novo assunto ou revisar um conteúdo, pode auxiliar o aluno em aspectos cognitivos, espaciais, temporais e tecnológicos, uma vez que o conteúdo pode ser facilmente acessado em qualquer momento ou lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Cristiane Silva de Lima, Universidade de Pernambuco

Mestra em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE). Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (CCSA/UFPE). Técnica em Administração Empresarial e Marketing pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI/UFRPE). Tem experiências nas áreas administrativa e contábil, em organizações de pequeno e grande porte, incluindo o terceiro setor. Trabalhou como professora universitária em faculdades e centros universitários de Pernambuco e como professora substituta na Universidade Federal de Alagoas (FEAC-UFAL). Atualmente é professora efetiva do quadro de docentes do curso de Bacharelado em Administração da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Mata Sul, desenvolvendo também, na mesma instituição, projetos de pesquisa e extensão. Realiza pesquisas nas áreas de Análise Financeira Governamental, Percepção da população sobre a arrecadação e uso de recurso tributários e Pesquisa em Contabilidade e Administração. 

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Universidade Federal de Sergipe - Campus Itabaiana

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS), Mestre em Ciências Contábeis (PPGCC/UFPE), Especialista em Didática, docência e tutoria na Educação a Distância (UNIT), Bacharel em Ciências Contábeis (UFPE). Professora da Universidade Federal de Sergipe, no curso de Ciências Contábeis, campus de Itabaiana (UFS/ITA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (GEPIED) e do Grupo Gestão da Informação e Evidenciação Contábil (GIEC). Linhas de pesquisa - CONTABILIDADE: Transparência, Análise de informações contábeis, Análise de Indicadores Contábeis, Educação Contábil. EDUCAÇÃO - Objetos digitais de Aprendizagem, Metodologias Ativas no Ensino Superior, Cibercultura e Educação. 

Tyson Antonio Alves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Gestão, Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco - UPE Campus Mata Sul.  Ministra oficinas na área de metodologia científica, o que inclui normas da ABNT, APA e uso do Portal Periódicos CAPES. Possui artigos científicos publicados em periódicos nacionais e um capítulo de livro. Obteve o melhor artigo da Área Temática Contabilidade Tributária, no Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba - CONCICAT 2022 e 2023. É pesquisador da área de tributação, finanças e consumo.

Referências

ABDALLA, C.As novas possibilidades do rádio na Era da comunicação digital. Contemporânea, n.5, v.2, 26-32, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARTLE, E.; LONGNECKER, N.; PEGRUM, M. Collaboration, contextualisation and communication using new media: introducing podcasting into an undergraduate chemistry class. International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education, n. 19, v. 1, p. 16-28, 2011.

BERTO, E.F.; GREGGIO, S. As Potencialidades do Gênero Podcast no Desenvolvimento e Aprimoramento da Habilidade de Compreensão Oral na Aprendizagem de Língua Inglesa. Ilha do Desterro, v.74, n.3, 183-203, 2021.

CARVALHO, K. M. A.; SALDANHA, G. S. O som que o documento tem: o podcast da web 2.0 ao princípio monográfico. Brazilian Journal of Information Science, v.12, n.1, 36-45.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 22 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020, 629p.

FREDERICO, B. Brecht e a “Teoria do rádio. Estudos Avançados, v.21, n.60, 217-226, 2007.

FERREIRA, A.P. A invenção do rádio: um importante instrumento no contexto da disseminação da informação e do entretenimento. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.3, n.1,1-17, 2013.

GÜLER, S; ÖZKAN, Y. Podcast Applications in Pre-Service Language Teacher Education from a Constructivist Perspective. World Journal on Educational Technology: Current Issues, v.10, n.3, 131-141, 2018.

GONULAL, T .Improving Listening Skills with Extensive Listening Using Podcasts and Vodcasts. International Journal of Contemporary Educational Research, v.7, n.1, 311-320, 2020.

KHECHINE, H; LAKHAL, S; PASCOT, D. University Students' Perception of the Pedagogical Use of Podcasts: A Case Study of an Online Information System Course. Journal of Education and Training Studies, v.1 n.2, 136-151, 2013.

LAW-PENROSE, J. Reducing Uncertainty and Podcasting Engagement: An HR Classroom Response to COVID-19. Journal of Teaching and Learning with Technology, v.10 365-372, 2021.

LÉVY; P. Cibercultura. Editora 34: São Paulo, 1999, 264p.

LENHARO, R.I.; CRISTOVÃO, V.L.L. Podcast, Participação Social e Desenvolvimento. Educação em Revista, v.32, n.1, 307-335, 2016.

LUIZ, L; ASSIS; P. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2 a 6 de setembro de 2019.

MCHUGH, S. Podcasts: o rádio reinventado. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier/2020-1/podcasts-o-radio-reinventado Acesso em 05/08/2022.

MIRRIAHI, N; ALONZO, D. Shedding Light on Students' Technology Preferences: Implications for Academic Development. Journal of University Teaching and Learning Practice, v.12, n.1, 1-16, 2015.

OORDT, T. van; MULDER, I. Implementing basic e-learning tools into na undergraduate taxation curriculum. Meditari Accountancy Research, v. 24, n. 3, p. 341-367, 2016.

PODCAST. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: https://www.dicio.com.br/podcast/. Acesso em: 05/08/2022.

SILVA, B.D., TEIXEIRA, M.M. O rádio na educação: do analógico à Internet. 2017. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/53536 Acesso em 05/08/2022.

SENDAG, S; EROL, O; SEZGIN, S; DULKADIR, N. Preservice Teachers' Critical Thinking Dispositions and Web 2.0 Competencies. Contemporary Educational Technology, v.6 n.3, 172-187, 2015.

SCHREIBER, C KLOSE, R. Mathematical Audio-Podcasts for Teacher Education and School. Teachers and Curriculum, v.17 n.2, 41-46, 2017.

THOMAS, K.M WILLIS, D. Instructional Podcasting with Undergraduate Digital Natives. Journal of Effective Teaching, v.13, n.1, 33-43, 2013.

ZUAN, S.S.; SIMÕES, D.S.L. Reflexões Sobre o Podcast e a Potencialização da Linguagem Oral na Educação Escolar. In: VII Semana Internacional de Pedagogia, 29 de novembro a 15 de dezembro de 2020.
Publicado
09-07-2024